De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Bolo de Limão, Coco e Framboesa


Este ano, para o aniversário da minha irmã, decidi aventurar-me a fazer um bolo mais elaborado. Pesquisei, procurei e descobri exatamente o que queria.
Um bolo de andares, com componentes diferentes, muito bonito de aspeto certamente delicioso e um desafio pessoal para o conseguir fazer.
Se foi difícil? Não propriamente difícil, mas um pouco mais trabalhoso do que os bolos mais convencionais que costumo preparar. No entanto o resultado vale a pena.
Dois simples conselhos para um bom resultado final com um bolo destes: as formas de tamanho adequado são fundamentais, e ter disponibilidade e nada de grandes pressas para chegar ao fim, fazendo todos os passos exatamente como descritos.
Assim fiz. E gostei do resultado, apesar do bolo não estar perfeito. Fiquei realmente orgulhosa de mim.
O bolo esse é delicioso e vale a pena cada minuto investido em o preparar.
Quanto ao aniversário da minha irmã, foi mais um dia feliz, num simples jantar que juntou a família, que teve direito ao prato favorito dela e que em que cantamos os parabéns à volta deste bolo. E a minha incredulidade de perceber que a minha irmã, mais nova do que eu quase 6 anos, já fez 31. 
Um bolo que fica, não como sugestão para o fim de semana, mas como sugestão para se desafiarem numa próxima oportunidade!



Ingredientes:
Receita original do blogue migalha doce: 
http://migalhadoce.com/2015/03/16/1-ano-de-blog-1-year-blogging/


Para o Bolo:


300g de açúcar
300g de manteiga (só usei 250g)
300g de farinha
6 ovos
raspa de 1 limão grande ou 2 médios
1 c. sobremesa de fermento em pó
1 c. sobremesa de extracto de baunilha


Preparação:


Pré-aqueça o forno a 170C e unte e forre duas formas de 15cm,(eu usei de mola) com papel vegetal.
Bata a manteiga com o açúcar e a baunilha, na batedeira eléctrica, até ficar um creme macio e esbranquiçado, cerca de 10min. Vá raspando as laterais da taça, para que toda a mistura fique uniforme.
Acrescente depois os ovos um a um. Caso a mistura comece a talhar junte 2-3 colheres de sopa da farinha.
Numa taça à parte peneira a restante farinha com o fermento e de seguida junte a raspa do limão.
Envolva gentilmente os ingredientes secos à mistura da manteiga até ficar um creme homogéneo e sem grumos, e sem mexer demasiado.
Divida a mistura entre as duas formas interiormente preparadas  e leve os bolos ao forno por 40-45min ou até, fazendo o teste do palito este vir sem vestígios do bolo.
Retire do forno e deixe repousar cerca de 15min na forma, antes de pincelar com a calda de limão. Só depois deverá transferir os bolos para uma base para arrefecerem por completo.


Para a calda de Limão (para ensopar o bolo):


60ml de sumo de limão
150g de açúcar
125ml de água


Preparação:


Junte todos os ingredientes e leve ao lume médio até ferver, cerca de 5min e ficar em calda. Use-a depois para pincelar o bolo ainda morno.


Compota de Framboesa (para rechear o bolo):


325g de framboesas (podem ser congeladas)
200g de açúcar
1 c. sopa de sumo de limão
1 c. sopa de amido de milho (Maisena)


Preparação:


Junte as framboesas, o açúcar e o sumo de limão num tacho médio e deixa repousar cerca de 30min a 1h. Adicione depois o amido de milho e leve ao lume médio até engrossar.
Retire do lume e triture a mistura com a varinha mágica até ficar homogéneo. Finalmente passe a compota por um passador para eliminar as sementes e coloque numa taça, deixando arrefecer completamente.


Creme de manteiga de coco (para recheio e cobertura):


3 claras, a temperatura ambiente
150g de açúcar
235g de manteiga (pode ser com sal), amolecida
1 c. sobremesa de extracto de baunilha
80g de leite de coco


Preparação:


Numa panela comece por aquecer água. Numa taça junta as claras e o açúcar e, sem bater, leva a banho-maria mexendo com uma colher de pau até o açúcar dissolver, o que demora cerca de 3min.
Retire depois a taça do banho maria e com a batedeira eléctrica comece por bater as claras e o açúcar dissolvido na potência média e a pouco e pouco vá aumentando a potência até atingir o máximo. Bata as claras até ficarem brilhantes e formarem picos firmes, cerca de 10min.Deixe depois a taça arrefecer completamente – se ainda estiver quente ao toque, antes de passar ao passo seguinte.
Assim que a taça estiver fria ao toque, reduza a potência da batedeira para a velocidade média e vá adicionando a manteiga aos poucos e poucos. Deixe depois continuar a bater, sem parar, por cerca de 10 minutos, até obter um creme liso e macio.
Adicione agora a essência de baunilha e o leite de coco e volte a bater. É normal que pareça coalhado, mas continue a bater até ficar um creme bem macio. 
Antes de barrar o bolo leve o creme alguns minutos ao frio, mas não demasiado para não endurecer. No entanto, se isso acontecer,(ou se sobrar e quiser usar mais tarde) retire do frigorífico e deixe repousar 30 minutos antes de bater novamente com a batedeira e voltar a ficar macio. Assim já poderá utilizar novamente.



Montagem do bolo:


Retire os topos dos bolos, de modo a obter dois bolos de tamanho igual, lisos e direitos e divide cada um em duas partes iguais.
Coloque um pouco do creme de coco e manteiga num saco de pasteleiro e cubra o rebordo do bolo a toda a volta, deixando o meio livre para colocares a compota.
Cubra as 3 camadas do bolo uniformemente, com o creme e compota e sobreponha-as de modo a criar um bolo de 4 camadas, em que a 4 camada levará apenas a cobertura. 
Leva o bolo ao frio por 30min antes de o cobrir para que fique mais firme
Com o restante creme, e com a ajuda de uma espátula, barre o bolo a todo a volta e cubra também o topo até ficar uma camada mais espessa, com cerca de 5-7mm.
Decore depois o bolo a gosto, com frutos vermelhos ou outra decoração à sua escolha e leve ao frigorifico (não deixe o bolo à temperatura ambiente) e retire-o do frio cerca de 1h, antes de servir.


Bom Apetite!