De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Bolo de Maçã, Chocolate e Frutos Secos


Deve ser um dos bolos mais feios dos últimos tempos. À partida um bolo sem nada de especial, daqueles pelos quais passamos ser olhar duas vezes nas páginas de um livro ou revista cheio de outras receitas que nos parecem mais apelativas.
Também neste bolo a prova de como as aparências enganam. O bolo pode ser feio, mas em sabor bate a léguas bolos muito bonitinhos que depois, quando os comemos, se tornam um bocadinho desilusão. Mais uma vez, como algumas pessoas!)
A vontade de usar as maçãs trazidas de Alcobaça pelo Abel e pela Sílvia, e a vontade habitual de preparar um bolo para o fim de semana, fizeram-me pela primeira vez olhar para este bolo com olhos de ver. De o descobrir e de ficar entusiasmada para o preparar. Depois de ver para além da aparência deste bolo, descobri um dos bolos mais surpreendentes e deliciosos dos últimos tempos. Não é só com as pessoas que as aparências enganam…. também os nos bolos!!
Aproveitem o fim de semana de chuva para se dedicarem à culinária, para prepararem este bolo e começarem a pensar na receita com a qual vão concorrer ao passatempo da Hotpoint, do qual vos falei na quarta-feira. O prémio vale a pena!
Bom fim de semana.

Ingredientes:
(adaptado de “Confeitaria Hummingbird – receitas de sonho”, página 68)

175g de manteiga à temperatura ambiente
140g de açúcar amarelo
2 colheres de sopa de doce de abóbora
2 ovos
140g de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de canela em pó
100g de mistura de frutos secos grosseiramente picados (usei avelãs, amêndoas e nozes)
50g de chocolate negro grosseiramente picado
2 maçãs descascadas e sem caroços picadas grosseiramente (eu fiz em cubinhos)

Preparação:

Com a ajuda de uma batedeira bata a manteiga com o açúcar e o doce de abóbora até obter um creme leve e fofo.
Junte depois os ovos, um a um , misturando bem.
Entretanto misture a farinha com a canela e o fermento, e peneira tudo, juntando-a depois à outra mistura de manteiga, açúcar e ovos. Junte depois os frutos secos picados, o chocolate e a maçã e mexa até que todos os ingredientes fiquem bem misturados.
Coloque depois a mistura numa forma de bolo inglês previamente untada e forrada com papel vegetal, e alise a superfície com a ajuda de uma espátula.
Deixe cozinhar cerca de 1 hora em forno previamente aquecido a 170ºC até o bolo estar firme ao toque e um palito introduzido no centro do bolo saia seco.
Retire do forno e deixe arrefecer uns minutos na forma antes de o desenformar.
Delicioso a acompanhas uma chávena de chá.


Bom Apetite!