De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Bolo Folhado com Doce de Ovos e Amêndoas

36 anos. Hoje o Miguel faz 36 anos e há jantar cá em casa para a família.
Destes 36 anos este é o 18º aniversário que comemoro contigo. (Desde os aniversários com festas na garagem, aos que tiveram direito a pizzas em forno de lenha. Dos aniversários com e sem saídas à noite. Dos aniversários com a casa cheia aos com menos gente. Dos aniversários preparados pela tua mãe aos preparados por mim. Dos com bolos de aniversário comprados, aos com bolos de aniversário caseiros. Dos comemorados na nossa casa aos comemorados em casa dos teus pais. Dos com uns amigos aos com outros amigos. Dos de solteiro aos de casados, e ainda os aniversários de quando ainda só eramos amigos e que nem estou a incluir nestes 18 anos. E agora, dos comemorados com e sem filhos. São muitos aniversários!)
Parabéns Miguel por mais um aniversário. E hoje celebramos com o teu bolo favorito. Made with love. Lots of love.

Ingredientes:

2 rolos de massa folhada retangular refrigerada pronta a usar
12 gemas
375g de açúcar
225ml de água
200g de amêndoa laminada
Açúcar em pó q.b.
1 caixinha de fios de ovos

Preparação:

Prepare o doce de ovos. Leve ao lume a água com o açúcar e deixe ferver, em lume brando cerca de 10 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco.
Entretanto misture as gemas com a ajuda de um garfo e junte-lhe a calda de açúcar em fio e já um pouco arrefecida. Misture bem e coloque tudo novamente no tacho. Leve a mistura de gemas e açúcar a lume muito brando, sem parar de mexer até o doce de ovos engrossar. Atenção para não engrumar e não ficar a parecer ovos mexidos. Retire do lume e continue a mexer até estar arrefecido. Reserve e deixe arrefecer completamente.
Entretanto estenda a massa folhada e corte-a ao meio de modo a ficar com 4 placas do mesmo tamanho. Pique a massa folhada com um garfo e leve-as ao forno previamente aquecido a 180ºC até que a massa esteja dourada e bem folhada. Retire do forno, e, se estiverem muito altas pressione-as com a ajuda de um pano. Deixe arrefecer completamente.
Entretanto, numa frigideira anti aderente e sem adicionar gordura torre ligeiramente a amêndoa e reserve também.
Coloque uma placa de massa folhada no prato de servir e cubra-a com um pouco de doce de ovos. Cubra com mais uma placa de massa folhada, doce de ovos e mais massa folhada até terminar com a última placa de massa folhada. Cubra depois todo o bolo – laterais incluídas- com o restante doce de ovos e polvilhe todo o bolo com a amêndoa torrada.
Para finalizar polvilhe com o açúcar em pó e decore com os fios de ovos a gosto.

Bom Apetite!