De: Magia na Cozinha (Ver receita )



Receita - Boston Cream Pie

A chef Debora Cordeiro, do Mirepoix lançou o Desafio do Bolo de Aniversário e me convidou para participar. O marido dela vai fazer anos e ela achou que seria legal testar uma nova receita, diferente das que ela está acostumada a fazer. A receita não precisa ser sofisticada, nem estar decorada para aniversário, basta ter sido testada e aprovada.

Eu escolhi um bolo tradicional americano que eu gosto muito: O Boston Cream Pie. Segundo conta a história, teria sido inventado pelo chef francês Sanzian, no ano de 1856, em Boston para a inauguração do Parker House Hotel. Bem mais tarde, em 12 de dezembro de 1996 o Boston Cream Pie foi proclamado a sobremesa oficial do estado de Massachussets.


A minha receita encontrei na Foodnetwork e amei! O bolo ficou maravilhoso! Não é excessivamente doce, o que é básico para mim que vigio a alimentação. A massa me surpreendeu bastante e vou utilizar a mesma em outras variações de bolos futuramente. Fazia muito tempo que eu procurava algo assim. Felizmente, encontrei.

A quantidade de recheio e cobertura para o meu gosto pessoal pode ser feita apenas a metade. Eu fiquei com sobras, que utilizei em outras receitas. Desperdício: Nem pensar! O bolo se mantém úmido no dia seguinte. Se não for todo consumido não tem problema. Eu mantenho numa embalagem para bolos dentro da geladeira, ainda mais com este tipo de recheio e calda.

Aprovadíssimo!

Ingredientes:

Massa:

1 xícara mais 2 colheres sopa de farinha para bolo (cake flour)*
2/3 xícara de açúcar
1 1/2 colher chá de fermento em pó
1/4 colher chá de sal
1/2 xícara de leite
1/4 xícara de óleo
2 gemas
1 colher chá de essência de baunilha
2 claras
1/4 colher de cremor tártaro

Creme de Confeiteiro:

2 xícaras de leite
6 gemas
2/3 xícara de açúcar
1/4 xícara de maisena
1 colher sopa de manteiga sem sal
1 colher chá de essência de baunilha

Cobertura:

240 g de chocolate meio amargo em pedaços
1 xícara de heavy cream OU creme de leite


Modo de Preparar:

Massa:

Pré-aquecer o forno a 180ºC (350ºF).

Numa vasilha média misturar a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Fazer uma pequena cova no centro. Adicionar o leite, o óleo, as gemas e a baunilha. Bater com a batedeira em velocidade média até os ingredientes ficarem bem encorporados. A seguir, bater mais 3 minutos em velocidade alta. Reservar.

Numa vasilha grande colocar as claras e o cremor tártaro. Bater as claras em neve em velocidade alta. Colocar as claras em neve na massa reservada, misturando delicadamente. Colocar a massa numa forma redonda de 23 cm ƙ inches) untada, coberta com papel manteiga untado e enfarinhada.

Assar de 25 a 30 minutos ou até que a massa se apresente elástica ao toque. Remover da forma e deixar esfriar completamente sobre uma grade.

Creme de Confeiteiro:

Numa panela média misturar bem todos os ingredientes, exceto a essência de baunilha e a manteiga. Cozinhar em fogo médio até engrossar, mexendo sempre para não empelotar. Remover do fogo e acrescentar a essência e a manteiga, misturando bem. Passar por uma peneira e colocar num prato, cobrir a superfície com um papel filme e levar para gelar por, pelo menos, 2 horas, antes de utilizar. Pode ser feito um dia antes se desejar.

Cobertura:

Numa vasilha média colocar o chocolate. Numa panela pequena ferver o heavy cream. Colocar sobre o chocolate reservado e mexer até ficar completamente derretido. Utilizar.

Montagem:

Cortar a massa do bolo ao meio no sentido horizontal. Colocar a primeira metade no prato de serviço. Por cima espalhar o recheio. Tapar com a segunda metade da massa. Por cima espalhar a cobertura, deixando cair pelos lados delicadamente. Manter refrigerado.


Nota:

* Aqui nos EUA pode-se utilizar cake flour, um tipo especial de farinha, na confecção de bolos e outros produtos. A sua utilização faz com que a massa fique bem fofinha. Quem não encontrar, como eu, ou não quiser comprar a cake flour, pode fazer uma substituição caseira desta farinha, que nada mais seria uma mistura de farinha de trigo branca com maisena. A proporção é a seguinte:

Para cada 1 3/4 xícaras de farinha de trigo branca, adicionar 1/4 xícara de maisena e misturar bem.