De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Camarão Gratinado no Forno com Especiarias e Legumes


Cada dia valorizo mais pequenas coisas. Cada vez gosto mais de rotinas, de estar com os amigos de sempre, de ver as mesmas caras quando vou aos locais habituais. Gosto de ir às compras e que me perguntem onde está o Zé Maria, se não o levo comigo, ou de saber que me guardaram as framboesas apesar de não terem a certeza se eu ia passar por lá ou não.
Gosto de coisas novas e diferentes, mas ao mesmo tempo gosto de saber com o que posso contar. De sentir as pessoas tal como elas são à minha volta. De, do nada, o brunch de domingo, se ter tornado um convívio com a mesa cheia e a acrescentar mais lugares. De saber que no antes e no depois as coisas vão continuando iguais. 
Os dias até podem passar a correr, e as semana passarem umas atrás das outras. Mas esta sensação de saber que nos encontramos no café aquela hora de domingo mesmo sem termos combinado. De haver sempre os pontos que nos unem com uns e com outros. Esta sensação de que já sabem os nossos hábitos e estranham quando não vamos às compras naquele dia aquela hora. 
Há pequenas coisas que valem uma felicidade inteira, e uma gratidão imensa. Digamos que há dias feitos de tantas pequenas coisas que são, por si só, cheios de felicidade. Porque são mesmo muito simples as coisas que me fazem sentir feliz e grata.


Ingredientes para 2 pessoas:


250g de miolo de camarão congelado (deixar descongelar antes de usar)
1 alho francês pequeno
1 cebola
2 dentes de alho pequenos
6 cogumelos castanhos
1 pau de canela
1 colher de sobremesa de pó de caril
1 colher de café de sementes de coentros
sal e pimenta q.b.
coentros frescos q.b.
60ml de natas (usei natas magras)
azeite q.b.


Preparação:


Descasque a cebola e corte-a em meias luas finas. Depois de limpos lamine os cogumelos, e lamine também os dentes de alho descascados.
Corte o alho francês em rodelas finas e lave-o depois muito bem para eliminar as impurezas e a terra que possa ter.
Leve depois uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e acrescente a cebola, o alho francês e os dentes de alho laminados. Deixe começar a fritar e acrescente metade do pó de caril, o pau de canela e as sementes de coentros, temperando depois com um pouco de sal e pimenta.
Assim que começar a murchar, junte os cogumelos e deixe cozinhar um pouco.
Entretanto tempere os camarões com o restante caril em pó e um pouco de sal, e assim que os cogumelos começarem também a ficar cozinhados, acrescente o camarão envolvendo bem no refogado e nas especiarias. Deixe cozinhar dois ou três minutos e retire do lume.
Coloque depois num prato que possa ir ao forno e acrescente depois as natas.
Leve ao forno previamente aquecido a綴ºC durante cerca de 15 minutos apenas até ganhar um pouco de cor.
Sirva polvilhado com os coentros frescos picados e acompanhe com arroz branco.


Bom Apetite!