De: As receitas lá de casa (Ver receita )



Receita - Cheesecake americano com compota de romã e alecrim

Cheesecake americano com compota de romã e alecrim

Este cheesecake é a versão americana. Chama-se assim porque obviamente é feito com creme de queijo, mas fica com uma aparência diferente daquela a que estamos mais habituados a reconhecer no cheesecake comum. Seja como for, é simples e bom. A compota de romã e alecrim foi oferta de uma querida amiga, por isso não coloco a receita que não fui eu que a fiz… A receita foi adaptada do blog Chocorango. Aqui fica a sugestão:

Para a base
200g de bolacha Maria triturada
5 colheres de sopa de margarina líquida
1 colher de sopa de água fria

Para o recheio
300g de creme de queijo à temperatura ambiente (tipo Philadelphia)
150g de açúcar
3 colheres de chá de açúcar de baunilha ou uma colher de café de essência de baunilha
2 ovos
200ml de natas (1 pacote dos pequenos)

Para cobrir
Compota de romã e alecrim (ou outra qualquer)

Pré-aquecer o forno a 180.ºC.

Começar por fazer a base juntando a bolacha triturada com a margarina. Deve ficar uma massa tipo areia. Juntar a água e misturar novamente com a ponta dos dedos. Forrar uma forma pequena de aro amovível (usei o spray espiga para untar) com a massa. Cobrir por completo a base e subir ligeiramente nas paredes. Levar ao forno cerca de 10 minutos.

Enquanto isso preparar o recheio, ou a segunda camada.

Bater o creme de queijo com o açúcar e juntar o aroma de baunilha. Acrescentar os ovos e bater muito bem até ficar um creme fofo. Por fim juntar as natas e bater novamente. Retirar a base do forno e cobrir com o recheio. Colocar mais 15 minutos no forno a 180.ºC. Passado esse tempo, baixar a temperatura para os 150.ºC cerca de 20 minutos, ou até verificar que o centro está cozido.

Desligar o forno, abrir apenas um pouco da porta e deixar arrefecer por completo dentro do forno para não rachar a cobertura.

Depois de frio e antes de servir cobrir com o doce escolhido.

Bom apetite!

Cheesecake americano com compota de romã e alecrim