De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Chesecake de Coalhada com Compota de Morango

No dia da mãe, foi também altura de fazer um docinho para levar para o almoço com a mãe, avó e a restante família.
Como o fim de semana foi muito atribulado, com almoços e jantares, tive de preparar algo muito simples e rápido. Usei pela primeira vez a coalhada (cuajada) que apesar de já ter comprado há algum tempo, ainda não tinha sido utilizada.
Acabei por fazer uma espécie de cheesecake, e o uso da coalhada revelou-se muito prático, pois solidifica bastante rápido, sem ser necessário o recurso a folhas de gelatina. Também não usei leite condensado, e tornei a receita mais leve e menso enjoativa.
E, apesar da barriga cheia do almoço, esta versão de cheesecake ficou aprovada!

Ingredientes:

200gr de bolacha maria
100gr de manteiga
1 pacote de coalhada (cuajada)
200ml de natas magras
300ml de leite
50gr de queijo creme
5 colheres de sopa de açúcar
5 colheres de sopa de compota de morango

Preparação:

Comece por preparar a base de bolacha, triturando-a e juntando a manteiga derretida. Forre depois uma forma de mola com o preparado pressionando bem. Leve ao frigorífico.
Faça depois o recheio: num tachinho coloque as natas e o leite e dissolva o conteúdo da carteira de coalhada. Junte o açúcar e leve ao lume até engrossar e começar a ferver. Retire e junte o queijo creme mexendo bem até dissolver.
Coloque este preparado sobre a base de bolacha e leve ao frigorífico até prender, ou de um dia para o outro.
Antes de servir o cheesecake, retire-o da forma e coloque-o no prato. Numa tacinha coloque a compota de morango e um pouco de água e leve ao microondas uns segundos para a compota ficar mais líquida. Deixe arrefecer e coloque a compota sobre o cheesecake.

Bom Apetite!