De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Coelho com Feijão Branco e Tomate


As comidas de “um tacho só”, podem não ser as que mais lembram o verão, mas são, para mim, das mais práticas de preparar. Tudo numa mesma panela, que vai cozinhando lentamente até que fique pronto. Mesmo a calhar para quando o jantar tem de ficar preparado de véspera, ou quando estamos demasiado ocupados com alguma coisa, ou mesmo para aquelas refeições que se fazem a mais e congelam. Basta depois aquecer lentamente e parece que foi acabado de preparar.
Os dias quentes nem nos pedem estas comidas: são mais saladas frescas com leguminosas e legumes, frango, atum ou ovo cozido. O peixe e a carne grelhados e os acompanhamentos mais leves. Mas mesmo assim, um prato de um tacho só nunca deixe de ter o seu encanto, quer seja pela simplicidade, quer seja por ser prático, ou apenas e só porque no fim há pouca louça para lavar.
O feijão branco com o coelho e o tomate é uma combinação que fica sempre bem. Deixo a sugestão.


Ingredientes para 2 a 3 pessoas:


1/2 coelho partido em pedaços
2 tomates maduros
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 cebola
2 dentes de alho
1 raminho de tomate
sal e pimenta q.b.
1 lata pequena de feijão branco
1 folha de louro
1 pernada de tomilho fresco
1 colher de sopa de massa de pimentão
azeite q.b.


Preparação:


Pique a cebola juntamente com os dentes de alho e metade do ramo de salsa.
Leve um tacho ao lume com um pouco de azeite e deixe refogar a mistura de cebola juntamente com a folha de louro.
Acrescente o coelho e wnvolva no refogado deixando-o ganhar cor. Tempere com sal, pimenta e com a massa de pimentão, junte o tomate partido em pedacinhos, a polpa de tomate e os raminhos de tomilho e acrescente água até cobrir o coelho. Deixe cozinhar em lume brando, cerca de 30 a 40 minutos até o coelho estar macio.
Acrescente depois o feijão branco, previamente escorrido e envolva bem juntamente com o coelho. Retifique os temperos e, se necessários acrescente um pouco mais de água. Deixe apurar mais alguns minutos.
Sirva polvilhado com mais salsa picada e acompanhe com arroz branco.


Bom Apetite!