De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Costeletas de Porco com Maçã Caramelizada


Podia dizer como estas costeletas são deliciosas. Podia dizer que a combinação clássica de maça e carne de porco fica sempre bem. Podia dizer que podem também preparar esta receita no churrasco e cozinhar a maçã num espeto. Podia dizer todas estas coisas.
Mas também posso dizer que tenho dias em que me sinto pouco inspirada. E dias em que acho que as minhas receitas se tornam menos “inspiradoras”. 
Posso dizer que sinto que quem está desse lado consegue perceber as minhas frustrações, as minhas dúvidas e as minhas ansiedades apenas e só por uma receita. Posso dizer que continuo a adorar escrever neste blogue, a adorar ler os comentários e mensagens tão simpáticos dos meus leitores – dos que me seguem há anos, dos que surgem ocasionalmente e do que me seguem há menos tempo.
Posso dizer que sinto que as coisas estão diferentes apesar de não saber bem como nem porquê. Posso dizer que sinto esta atmosfera “bloguista” alterada. Ou então sou eu que estou diferente.
Posso dizer tantas coisas, mas opto por apenas partilhar mais uma receita.


Ingredientes para 2 pessoas:


2 costeletas grandes do cachaço (ou 4 mais pequenas)
1 maçã
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 limão
2 dentes de alho
1 folha de louro


Preparação:


Tempere as costeletas de porco com sal, pimenta, os dentes de alho picados, a folha de louro o sumo e a rasa de limão e deixe a marinar alguns minutos.
Entretanto leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e deixe aquecer bem. Acrescente depois as costeletas e deixe-as cozinhar bem de ambos os lados até que fiquem bem lourinhas. Retire para o prato de servir e tape com papel de alumínio para que não arrefeçam.
Entretanto descasque a maçã e corte-a em quartos, e corte depois cada quarto ao meio. Na frigideira onde cozinhou as costeletas acrescente as maçãs e deixe-as caramelizar e cozinhar durante alguns minutos (se necessário acrescente mais um pouco de azeite), até que estejam douradas e macias.
Sirva as costeletas juntamente com as maçãs caramelizadas e polvilhe com um pouco de tomilho fresco. Acompanhe com batatas salteadas e uma salada verde.


Bom Apetite!