De: As receitas lá de casa (Ver receita )



Receita - Coxas de frango com molho barbecue e couve salteada

Há coisas que gosto de ter por casa. Uma delas é molho barbecue. Principalmente quando toca a carnes grelhadas ou no forno, dá sempre um sabor especial e uma cor linda, daquelas que dá logo vontade de espetar o garfo. Há várias receitas de molho barbecue em alguns blogs e já tenho experimentado algumas. E assim que acaba um frasco, avanço logo para fazer outro e ter de reserva no frigorífico. O molho barbecue é muito simples de fazer e é francamente melhor que os molhos de compra. Desta vez o almoço foram umas coxas de frango acompanhadas com couve salteada com bacon e batata-doce assada.

4 coxas de frango
6 colheres de sopa de molho barbecue
1 colher de sopa de mel
2 colheres de sopa de sumo de limão
3 colheres de sopa de azeite
1 cebola pequena
Sal

½ couve lombarda
10 fatias de bacon
8 dentes de alho
Azeite, sal e pimenta preta

Misturar numa taça pequena o molho barbecue, o mel, o sumo de limão, o azeite e um pouco de sal grosso. Envolver as coxas de frango nesta mistura e deixar repousar 1 a 2 horas.

Colocar as coxas de frango num tabuleiro de ir ao forno e juntar uma cebola picada. Levar ao forno cerca de ȍ-50 minutos ou até estarem bem douradinhas. Costumo virar as coxas duas vezes enquanto assam.

Enquanto a carne está no forno, cortar a couve em juliana fina. Levar uma frigideira larga ao lume com as fatias de bacon cortadas em tirinhas e os dentes de alho picados. Quando começarem a alourar regar generosamente com azeite, juntar a couve e temperar com uma pitada de sal grosso e pimenta preta moída na hora. Envolver e deixar cozinhar até a couve estar no ponto que gostarem.

Enquanto a carne assava coloquei também outro tabuleiro com rodelas de batata-doce no forno para acompanhar.

Bom apetite!