De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Crepes de Cogumelos e Espinafres


A semana começou e eu nem vos falei dos workshops! No Porto correu tudo muito bem, como costuma ser habitual, com casa cheia e uma tarde bem passada a cozinhar “petiscos” e outras comidas para receber os amigos nestes dias mais quentes que se avizinham. Mais uma vez agradeço a todos os que estiveram presentes pela simpatia, disponibilidade e pela tarde que passou a corre.
Entretanto, de volta a casa e de volta à rotina. Os dias têm sido de muitos afazeres, com o Zé Maria a exigir cada vez mais atenção e a pedir constantemente para ir para a rua. Adora sair de casa, passear de carro, ir ao jardim, às compras, tudo o que seja “laró”! Tento fazer-lhe o gosto na medida das possibilidades, uma vez que estar todo o dia enfiada em casa com uma criança com pouco mais de ano e meio não me parece de todo a opção mais “saudável”. Eu é que tem dias que parece que já não o consigo acompanhar tão bem, mas os dias maiores, e o bom tempo ajudam a esta nossa rotina.
O outro pequenino cá vai crescendo – tudo bem desde a última consulta – e nós vamos fazendo planos e projetos para esta nova fase da nossa vida que, temos a certeza, será muito diferente do que estamos habituados até agora. E espero que para melhor, apesar de estar consciente que o início com duas crianças ainda muito pequenas não será fácil.
As refeições por aqui também se vão tentando variar o mais possível. Estes crepes foram a mais recente versão de uma refeição sem carne ou peixe, e , podendo variar o recheio de acordo com o que nos apetece e temos em casa, são mais uma daquelas receitas versáteis que tanto gostamos.



Ingredientes para 4 crepes:


Massa:
1 ovo
175 ml de leite
1 colher de sopa de azeite
3 colheres de sopa de farinha
sal e pimenta q.b.


Recheio:
10 cogumelos marron
2 mãos cheias de folhas de espinafres frescos
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa bem cheia de farinha
100ml de leite


1 ovo
pão ralado


Preparação:


Comece por preparar os crepes. Numa taça coloque o ovo, a farinha e o azeite e tempere de sal e pimenta a gosto. Misture bem até e vá acrescentando o leite, aos poucos e poucos até obter uma massa lisa e sem grumos. Se preferir pode misturar tudo com a varinha mágica.
Leve depois uma frigideira anti-aderente ao lume e pincele-a com um pouco de azeite. Deixe aquecer bem e coloque um pouco da massa de crepes na frigideira, de modo a cobrir todo o fundo. Deixe cozinhar de um lado, vire e deixe cozinhar do outro. Repita até esgotar toda a massa. Reserve.
Para o recheio lave os espinafres assim como os cogumelos. Lamine depois os cogumelos. Leve um tacho ou uma frigideira ao lume com um fio de azeite e acrescente os cogumelos. Deixe saltear até uns minutos e tempere com um pouco de sal e pimenta. Acrescente os espinafres e deixe-os murchar. Polvilhe agora com a farinha, envolva bem e acrescente o leite, de modo a formar uma espécie de molho. Retifique de sal e pimenta e desligue.
Para formar os crepes divida um pouco de recheio por ada folha de crepe. Dobre—o depois, virando as laterais para dentre enrolando cuidadosamente, de modo a que ao fritar, o recheio não se escape.
Repita com todos od crepes.
Leve uma frigideira ao lume com óleo e deixe aquecer bem. Passe cada um dos crepes primeiro por ovo batido e depois pelo pão ralado e frite-os no óleo quente até ficarem dourados. 
Escorra sobre papel absorvente e sirva com brócolos cozidos, uma salada ou um arroz de legumes.


Bom Apetite!