De: As receitas lá de casa (Ver receita )



Receita - Empadão de peixe (outra variante)

Empadão de peixe

Penso que já tenho uma ou duas receitas de empadão de peixe aqui no blog. Mas na realidade nunca faço o empadão da mesma maneira. Normalmente sai com o que tenho no frigorífico. É a grande vantagem do empadão. Entre camadas lá se vai pondo e acrescentando para que no fim fique uma combinação apetecível e cheia de sabor. Aqui fica a sugestão:

Puré de batata q.b. (costumo usar uma receita de puré de batata da Bimby)
700g de filetes de pescada
1 cebola média/grande
4 dentes de alho
2 tomates maduros
4 colheres de sopa de polpa de tomate
7 ou 8 cogumelos frescos
Coentros a gosto
Pão ralado, sal e azeite q.b.

Empadão de peixe

Começar por fazer o puré de batata seguindo as instruções do livro base (ou fazer puré de batata da forma que costumam fazer).

Num tacho colocar um fio de azeite, a cebola fatiada e os dentes de alho picados. Quando começar a cebola estiver macia colocar os filetes de peixe, juntar o tomate em pedaços e os cogumelos laminados. Por cima regar com mais um fio de azeite, uma pitada de sal, coentros picados e a polpa de tomate. Deixar cozinhar com o tacho destapado durante 10 minutos.

Quando o puré estiver pronto colocar uma camada no fundo de um recipiente de ir ao forno. Por cima distribuir os filetes (mesmo que se desfaçam um bocadinho não faz mal!) com o tomate e os cogumelos. Dispensar o restante molho (podem congelar para um arroz ou massada de peixe). Cobrir com o restante puré. Salpicar de pão ralado e levar ao forno apenas para corar. Acompanhamos com brócolos cozidos.

Bom apetite!

Empadão de peixe