De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Esparguete com Molho de Tomate e Beringela


A semana tem passado muito depressa e está cheia de aniversários. Ontem a irmã. Hoje um afilhado, sábado a cunhada e domingo a mãe. Jantares, festas, almoços. Muita celebração, muitos parabéns e muitas coisas boas para comer.
Talvez por isso a ementa aqui por casa esteja mais simples, para ajudar a compensar os excessos, que entretanto já começaram, e assim tentar equilibrar tudo.
Novamente uma receita que dispensa carne ou peixe. E em forma de massa, com um molho de beringela e tomate e o aroma dos oregãos.
Com sabor a verão – que a mim tomate maduro e oregãos cheiram-me sempre a mercados algarvios e lembram-me gaspacho e saladas a acompanhar peixe grelhado…
E enquanto as nossas festas de aniversário continuam mesmo até ao final de semana, fica a receita e a sugestão para que experimentem.


Ingredientes para 2 pessoas:


175g de esparguete (usei uma variedade com caril, mas serve o normal)
1 beringela pequena
2 tomates maduros
75g de espinafres
1 cebola pequena
1 dente de alho
4 colheres de sopa de natas magras
sal e pimenta q.b.
oregãos q.b.
azeite q.b.
Queijo parmesão ralado na hora


Preparação:


Coza o esparguete em água a ferver temperada de sal até que fique al dente.
Entretanto prepare o molho. Pique a cebola e o dente de alho e leve-os ao lume numa frigideira com um pouco de azeite. Deixe começar a fritar e acrescente o tomate sem pele e partido em pedaços e a beringela em cubinhos pequenos. Tempere de sal, pimenta e com um pouco de oregãos secos e deixe cozinhar em lume brando até a beringela estar macia. Junte depois os espinafres e envolva bem na mistura até que fiquem murchos. 
Por fim junte as natas e retifique os temperos.
Escorra bem o espaguete e envolva no molho de beringela, misturando um pouco da água da cozedura da massa para ajudar a envolver tudo e soltar o molho.
Divida pelos pratos e sirva polvilhado abundantemente com queijo parmesão ralado na hora.


Bom Apetite!