De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Esparguete Picante com Atum e Tomate Cereja


De repente parece que sou uma miúda. Apesar dos 36 anos, de um filho com menos de 2 anos a dormir desde as 9 e pouco da noite, e com uma barriga cada vez maior do segundo que vem a caminho, sento-me na cama e, apesar da mobilidade reduzida, pinto as unhas dos pés (porque uma mulher deve andar sempre apresentável), uma tarefa de contorcionista que qualquer outra mulher que já tenha estado grávida com mais de 28 semanas poderá perceber.
Enquanto o verniz seca, pernas em cima de uma almofada, ponho-me a ler o último livro “Uma Aventura”, coisa que despacho em pouco mais de 1h30, já o verniz está mais do que seco.
No dia seguinte dou comigo a preparar – por via de várias circunstâncias – um jantar bem rápido de espaguete com atum. Depois do livro “Uma Aventura”, só faltava mesmo um prato de espaguete com atum para me sentir verdadeiramente uma miúda. Por mais variantes que massa com atum possa ter, não deixar de ser comida de férias de verão, de escuteiros, de acampamentos, de férias com os amigos, de almoços rápidos de praia.
De repente senti-me não com 36, mas com 16 anos. A passar o tempo a ler livros de aventuras e a comer espaguete com atum.


Ingredientes para 2 pessoas:


200g de esparguete picante 
2 latas de atum em azeite
2 colheres de sopa de polpa de tomate
50g de tomate cereja
2 dentes de alho
1 colher de azeite
100ml de natas ligeiras (ou leite evaporado)
sal e pimenta q.b.
piri-piri a gosto
1 colher de sopa de salsa picada
queijo parmesão ralado na hora para servir


Preparação:


Coza o esparguete em água a ferver temperada de sal até ficar al dente.
Entretanto descasque os dentes de alho e esmague-os de modo a formar uma pasta. Leve ao lume um tacho com o azeite e acrescente a pasta de alho. Junte o atum previamente escorrido e envolva bem. Acrescente a polpa de tomate, os tomates cereja cortados ao meio e a salsa picada. Tempere com sal, pimenta e piri-piri a gosto e deixe ferver em lume brando uns minutos.
Acrescente depois as natas ou o leite evaporado e envolva bem.
Assim que a massa esteja cozida escorra-a e envolva-a no molho de atum.
Sirva de imediato polvilhado com um pouco de parmesão ralado na hora.


Bom Apetite!