De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Espetos de Camarão Crocante e Molho Agridoce


A ementa do almoço do aniversário do Zé foi variada mas relativamente rápida de preparar. O parto principal foi um clássico por aqui, de entremeada assada lentamente, com batatinhas louras, salada de tomate e manjericão e coleslaw de couve branca, maçã e hortelã. Das sobremesas, além do bolo de aniversário, só fiz clássicos como arroz doce, torta de laranja e uma mousse de chocolate. As entradas foram mais “elaboradas”. Depois de um simples paté de chouriço, de umas tapas de guacamole com presunto e de uns folhados de queijo com sementes de girassol e mel, fiz estes camarões crocantes, que foram do agrado de quase todos. Apesar de levarem um bocadinho de tempo a preparar, valem a pena!

Ingredientes:

25 camarões grandes previamente descongelados
2 folhas de massa filo
azeite q.b.
molho sweet Chilli para servir (usei caseiro)
maionese de alho para servir (usei caseira)

Preparação:

Retire as cabeças e as cascas ao camarão, deixando apenas o rabo. (Poderá depois aproveitar as cascas e a cabeça para fazer caldo de camarão caseiro.)
Tempere o camarão com um pouco de sal e coloque cada um deles num espeto de bambu, (pelo rabo), de modo a que fiquem direitos. Reserve.
Corte a massa filo em 25 tiras finas com no 2cm de largura e pincele-as com um pouco de azeite. Envolva depois cada um dos camarões na massa filo, enrolando a massa à volta do camarão.
Frite os camarões em óleo quente, até que fiquem cozinhados e a massa dourada e crocante (Aconselho a usarem um recipiente alto para fritar, para que consigam submergir o camarão na sua totalidade e segurar pelo espeto!).
Escorra os camarões sobre papel absorvente e coloque numa travessa. Regue com o molho agridoce e com a maionese de alho.
Sirva como entrada.

Bom Apetite!