De: As receitas lá de casa (Ver receita )



Receita - Febras em cerveja preta

Febras em cerveja preta

Este foi o almoço de sábado passado. A manhã de sábado é sempre complicada. Entre natação, roupas, limpezas e mais roupas, sobra pouco tempo para muito mais coisas. Por isso, o almoço, apesar de poder ser almoço de fim-de-semana, é sempre escolhido para ser um almoço que quase se cozinhe sozinho. Desta vez a eleição recaiu sobre umas febras em cerveja preta. Deixo-vos a sugestão:

850g de febras de porco
2 cebolas médias/grandes
7 dentes de alho
1 cerveja preta
1 colher de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de Vaqueiro ideal para porco
Salsa fresca, sal, pimenta preta e azeite q.b.

Num tacho largo colocar a colher de sopa de Vaqueiro e um fio de azeite. Quando estiver bem quente colocar as febras duas a duas ou três a três e deixar fritar dos dois lados. Retirar à medida que vão ficando prontas. Quando terminarem todas as febras, colocar no tacho as cebolas partidas em rodelas finas e os dentes de alho picado. Por cima colocar as febras reservadas. Temperar com um pouco de sal e pimenta preta e regar tudo com a cerveja preta, reservando o equivalente a uma chávena de café. Tapar o tacho e deixar cozinhar em lume brando cerca de 30 minutos, virando as febras de vez em quando.

Na cerveja reservada dissolver a farinha de trigo e juntar ao tacho. Envolver muito bem no molho e deixar cozinhar mais 5 minutos. Retirar do lume, polvilhar com salsa fresca e servir de imediato. Acompanhamos com puré de batata e salada de tomate.

Bom apetite!

Febras em cerveja preta