De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Filetes de Cavala com Salada de Batata e Ovo


Aqui em casa insisto em várias questões a nível alimentar. Muitas frutas e vegetais principalmente de época, nacional e de pequenos produtores locais e/ou biológicos. Utilização de sal marinho tradicional. Leite do dia em detrimento do leite UHT (ou de longa duração). Preferência por ovos caseiros e também a carnes de aves “free range” que tenho a sorte de ter quem me “forneça”. Consumir menos carnes vermelhas e ao fazê-lo preferir carnes nacionais e de origens certificadas, como a carne Alentejana, Açoreana ou Mirandesa. Deixar refrigerantes para apenas de vez em quando (eu tenho um fraquinho por Coca-Cola, deixem-me que vos diga!) e dar preferência a água e sumos naturais. Preferir iogurtes naturais. Diminuir o consumo de peixes de aquacultura. Como diria a minha avó, “cada burro com a sua mania” e estas, são algumas das minhas.
Em alguns casos a escolhas podem ser um pouco mais dispendiosas – como o caso da carne certificada – mas como consumimos mais ocasionalmente não se nota assim tanto. No caso do peixe, evitar comer tantas vezes robalos, douradas e salmão de aquacultura e passar a dar preferência a carapau, cavalas, sardinha, peixe espada e outros peixes menos “nobres”, mas igualmente saborosos, revela-se numa diferença de preço considerável.
A minha sugestão de hoje é com filetes de cavala – que podem pedir para vos prepararem na peixaria – e darem uma hipótese a outros peixes.
E quem mais tem manias destas? Certamente não sou só eu!


Ingredientes para 2 pessoas:


4 filetes de cavala (peça na peixaria para lhe retirarem os filetes de duas cavalas gordinhas)
6 batatinhas tipo primor
2 ovos
4 colheres de sopa de milho doce
10 tomates cereja
sal e pimenta q.b.
farinha q.b.


Molho de mostarda e limão:
1 colher de chá de mostarda de Dijon
2 colheres de sopa de azeite virgem extra
sumo de limão q.b.
sal e pimenta q.b.


Preparação:


Tempere os filetes de cavala com sal e pimenta e reserve.
Entretanto corte as batatas ao meio no sentido do comprimento e leve-as a cozer em água temperada de sal juntamente com os ovos.
Entretanto numa saladeira misture os tomate cereja cortados ao meio com o milho doce e reserve.
Numa taça misture a mostarda de Dijon com o azeite, o sal e a pimenta e emulsione bem. Acrescente um pouco de sumo de limão – vá provando para que fique a seu gosto, mais ou menos ácido. Reserve.
Passe depois os filetes de cavala por farinha e frite-os em óleo quente até que fiquem dourados de ambos os lados. Retire e deixe escorrer sobre papel absorvente. 
Quando as batatas estiverem cozinhadas escorra-as bem e acrescente-as à mistura de milho e tomate e misture-lhes metade do molho de mostarda envolvendo bem.
Coloque os ovos em água fria e descasque-os, partindo-os depois ao meio.
No prato disponha a salada de batata, milho e tomate com os ovos cozidos e os filetes de cavala e regue com um pouco mais de molho de mostarda.


Bom Apetite!