De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Filetes de Cavala em Crosta de Milho com Salada de Batata Iogurte e Harissa

O tempo passa e eu continuo sem gostar nada de batatas cozidas. Assadas, fritas, salteadas, a murro, essas eu gosto. Mas quando vem a batata cozida meio deslavada eu raramente lhe toco, e nem regada com bom azeite a acho mais atraente….
Uma alternativa para tornar a batata cozida mais apelativa é fazer uma salada de batata. O principal problema é que a grande maioria das saladas de batata tradicionais são carregadas de maionese ou natas. Aligeirar a receita é simples. Em vez de maionese ou natas juntar iogurte natural. Na altura do verão e dos churrasco costumo preparar salada de batata em alternativa às batatas fritas de pacote. E, na maioria das vezes substituo a maionese pelo iogurte, juntando apenas uma colherzinha de maionese no final, mais para dar sabor do que para qualquer outra coisa.
Destas vez uma salada de batata integralmente feita com iogurte e temperada com harissa (uma pasta de malagueta, picante, oriunda do médio oriente) para acompanhar uns deliciosos filetes de cavala.
Espero que gostem da sugestão!

Ingredientes para 2 pessoas:

4 filetes de cavala (nas peixarias peçam para vos arranjarem as cavalas em filetes)
200g de batatas novas pequeninas
75ml de iogurte natural
1 colher de café de harissa ou outra pasta de malagueta (mais de quiserem mais picante)
1 colher de chá de vinagre ou sumo de limão
1 pernadinha de tomilho fresco
Sal e pimenta q.b.
Farinha de milho q.b.

Preparação:

Lave bem as batatas e leve-as a cozer, sem as descascar, em água temperada de sal.
Numa taça misture o iogurte natural com o sumo de limão ou vinagre, a harissa e tempere com sal e pimenta a gosto.
Assim que as batatas estiverem cozidas escorra-as bem, corte-as ao meio e junte-as ao molho de iogurte envolvendo bem. Polvilhe com as folhinhas de tomilho e ereserve.
Tempere depois os filetes de cavala com sal e seque-os ligeiramente com papel de cozinha. Passe-os pela farinha de milho de modo a que fiquem bem cobertos e frite-os em óleo vegetal até que fiquem dourados de ambos ao lados. Escorra os filetes em papel absorvente e sirva-os com a salada de batata acompanhe com brócolos cozidos a vapor.

Bom Apetite!