De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Filetes de Pescada com Cobertura de Espinafres e Queijo


O natal acabou. É oficial. Passa-se o dia de Reis e diz a tradição que é altura de desmontar a árvore e o presépio, de arrumar as decorações e de guardar tudo até ao próximo natal.
Todos os anos é a mesma coisa, e eu não consigo deixar de sentir sempre uma enorme nostalgia de cada vez que começo a retirar os enfeites da árvore, e a guardar os bonecos do presépio. Passa sempre tudo tão depressa.

Já foi a azáfama dos cabazes, já passou a ceia de natal e o dia de natal, a troca dos presentes, as receitas boas e típicas da época, as filhós da avó, os postais de natal… Fico sempre um bocadinho triste sem as luzes de natal na sala, e sem ouvir as canções de natal enquanto preparo bolachinhas, e embrulho presentes.

Não tarda haverá mais.
Enquanto se arrumam as decorações e se dá tréguas à barriga das comezainas dos últimos tempos, saem, como já vos tinha dito, coisas simples, porque a minha cozinha ainda anda a “meio gás”, e eu ainda não entrei no espírito de novo ano/novas ideias.
Ontem o almoço foi assim: filetes de pescada com espinafres.


Ingredientes para 2 pessoas:


6 filetes de pescada pequenos
250g de espinafres congelados em cubos
1 dente de alho
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
sumo de limão
50ml de vinho branco
3 colheres de sopa de creme de soja
100g de queijo ralado


Preparação:


Coloque os filetes num tabuleiro que possa ir ao forno e tempere-os com sal, pimenta, sumo de limão e vinho branco. Deixe a marinhar um pouco, e leve-os depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos.
Entretanto prepare os espinafres. Leve um tacho ao lume com o dente de alho picado e um pouco de azeite e salteie os espinafres até que estejam cozinhados e tempere-os de sal, pimenta e acrescente o creme de soja mexendo bem.
Quando os filetes já estiverem quase cozinhados (ao fim dos 15 minutos), verta o preparado de espinafres sobre os filetes e cubra com o queijo ralado.
Leve novamente ao lume para derreter o queijo e ficar dourado.
Sirva com arroz branco e brócolos cozidos.


Bom Apetite!