De: No Conforto da Minha Cozinha... (Ver receita )



Receita - Finalmente Pataniscas de Bacalhau…e o vaivém da vida!

Olá amigos cozinheiros,
Passou algum tempo desde a última vez que vos escrevi. Podia dizer-vos que andei a fazer pataniscas de empreitada até conseguir dar com a ciência da coisa mas não foi nada disso.
Há alturas em que as horas são poucas, a cabeça não consegue descansar e a imaginação anda desaparecida. Pode parecer fácil estar do lado de cá do ecrã e às vezes é. As ideias fluem e as palavras escrevem-se quase sozinhas. Outras vezes tudo parece encalhado. 
Não gosto de estar muito tempo longe daqui. Sinto um vazio! Por isso voltei com a segunda tentativa de pataniscas de bacalhau que desta vez sim, superaram as expectativas. 
A mesa está posta…vamos petiscar? Um beijinho*

Pataniscas de Bacalhau

O que faz falta para 20 a 25 unidades:

– 2 postas de Bacalhau com cerca de 500 gramas
– 1 Cebola picada
– 2 dentes de Alho
– 4 Ovos
– 150 ml de Leite
– 1150 ml de Água
– 300 gramas de Farinha com Fermento
– 1 Ramo de Salsa fresca picada
– 1 Fio de Azeite
– Sal e Pimenta q.b.
– Óleo para fritar e Papel Absorvente para escorrer

Como Fazemos:

1. Cozemos o bacalhau com a água e o fio de azeite até que a água ferva. Retiramos o bacalhau e reservamos a água em que cozemos o mesmo.
3. Deixamos o bacalhau arrefecer um pouco. Limpamos de pele, espinhas e desfiamos o bacalhau. Reservamos.
4. Num recipiente, misturamos bem os ovos, o leite, a farinha e 150 ml de água de cozer o bacalhau. Adicionamos a salsa picada, a cebola picada e o bacalhau desfiado. Incorporamos. 
5. Temperamos com sal e pimenta a gosto. 
6. Fritamos colheradas de massa em óleo quente até as pataniscas dourarem. Escorremos em papel absorvente. Acompanhamos com arroz de cenoura ou a gosto.