De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Frango Assado com Laranja e Batata Doce


Influenciada por uma fruta da estação, e por um workshop que de dedicou apenas a receitas com laranja, eis que no fim de semana saiu um frango assado muito aromático e perfumado, com o aroma da laranja a inundar toda a casa.
Além de sobremesas, bolos, biscoitos, bolachas e sumos naturais, a laranja é perfeita para complementar carnes, principalmente pato, frango e carne de porco, bem como peixes mais gordos, como o salmão e a cavala (usado em molhos ou escabeches).
Por aqui complementou-se o doce da laranja com a batata doce, numa refeição de que todos gostamos.
E por aí? Também se cozinham pratos salgados com laranja? O que costumam fazer?



É já sábado, dia 7 de Março, o workshop de “Receitas para Brilhar nas suas Festas”, pelas 10h, na Quinta do Ribeiro, em Antuzede – Coimbra. O workshop inclui, além de cerca das  12 receitas que vamos preparar, o almoço com bebidas incluídas e ainda outros mimos habituais. As inscrições são limitadas. Para mais informações e inscrições: workshopsquintaribeiro@outlook.com.

E já estão escolhidos as duas receitas finalistas do passatempo Chef de Família Hotpoint. Foram muitas as participações e foi bastante difícil conseguir decidir quais as duas finalistas. Parabéns a todos pelas excelentes receitas enviadas, mas apenas duas poderiam ser escolhidas.
Nesta caso, parabéns à Catarina Perdigão, pelo seu Bolo de Beterraba, Cenoura e Laranja, e à Helena Vistas Pereira pelos seus Gnocchi de Abóbora e Limão com Queijo feta e pinhões.


Ingredientes para 4 pessoas:


1 frango com cerca de 1,200kg
3 batatas doces médias
1 cebola
2 dentes de alho
1 raminho de alecrim
1 laranja sumarenta
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
100ml de vinho branco
piri-piri moído q.b.


Preparação:


Tempere o frango, por dentro e por fora com sal e pimenta. Corte a laranja em quartos e coloque-a dentro da cavidade do frango assim como o raminho de alecrim e dois dentes de alhos esborrachados. Junte também um pouco de piri-piri a gosto e com fio de cozinha ou um utensílio próprio, ate as pernas do frango para que mantenha a sua forma e para que o recheio da cavidade não escape.
No fundo de um tabuleiro ou pires coloque a cebola em rodelas não muito finas. Por cima coloque o frango, e à volta deste disponha as rodelas de batata de doce cortadas em rodelas não muito finas. (Pode utilizar as batatas com casca ou, se preferiri, descascar as batatas).
Tempere as batatas com um pouco de sal e regue as batatas e o frango com um pouco de azeite e com o vinho branco.
Tape bem com papel de alumínio e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1h. Ao fim desse tempo retire o papel de alumínio e deixe cozinhar durante mais 30 minutos, para que fique bem douradinho. (Dependendo do drago que usar, poderá necessitar de mais tempo de forno.)
Retire o frango do forno e deixe-o repousar cerca de 10 minutos antes de partir.
Sirva depois com uma salada verde.


Bom Apetite!