De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Frango com Molho Rápido de Manjericão

A cozinha de todos os dias quer-se rápida. E de preferência saudável, nutritiva e que agrade a toda a família. Muitas vezes outras preparações levam a melhor. Porque é tarde, porque estamos cansados ou simplesmente porque nem sabemos o que fazer para o jantar.  É por isso que sou apologista das ementas semanais, das listas de compras e de termos sempre alguns “truques” na manga, ou melhor na despensa. Cá em casa há coisas que nunca faltam: tomate pelado, grão ou feijão pronto a usar, atum, massas diversas, arroz, especiarias, e alguns  molhos que servem, não para acompanhar, mas para rapidamente transformarem os alimentos em algo diferente. É o caso da mostarda de Dijon e do molho pesto (um molho à base de manjericão, queijo parmesão, azeite e pinhões). E foi o pesto que tornou este simples e banal frango grelhado numa refeição diferente e muito perfumada, perfeita para a primavera e os dias de calor.
Apesar de preferir preparar o meu próprio molho pesto, um frasco de molho de compra sempre à disposição na despensa ou n o frigorífico é uma solução simples e rápida para a cozinha de todos os dias. Quer seja para barrar em pizzas, para juntar a uma simples massa cozida ou para fazer um molho para temperar frango grelhado.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 perninhas de frango + 2 coxas
sal e pimenta q.b.
100ml de vinho branco
1 limão
2 dentes de alho
1 colher de sopa de molho pesto (usei de compra mas também podem usar caseiro)
30ml de azeite

Preparação:

Tempere o frango com sal, pimenta, os dentes de alho em pedaços, sumo de meio limão e o vinho branco. Deixe marinar no mínimo 15 minutos, mas se tiver mais tempo 1 ou 2 horas.
Numa chapa de grelhar no fogão (ou nas brasas, se preferir e o tempo permitir) grelhe o frango até que este fique bem cozinhado.(E não se distraia ao telefone para que não fique um pouco queimado como o meu!)
Para preparar o molho de manjericão simplesmente misture o molho pesto com o azeite e 1 colher de sopa de sumo de limão. Misture bem e verta sobre o frango antes de servir.
Acompanhe com uma salada verde e arroz branco.

Bom Apetite!