De: Rap'ó Tacho (Ver receita )



Receita - Joelho de porco no forno

Inspirei-me numa receita da Nigella para o preparar, e usei dois joelhos de porco.

Com uma faca bem afiada fiz uns cortes no courato que cobre a carne do joelho de porco, de forma a evitar que encolhesse excessivamente durante a cozedura. Salguei a carne com duas colherzinhas de sal grosso; acho que a carne de porco fica muito mais saborosa se for temperado com sal de véspera. Guardei no frigorífico.

No dia, pré-aqueci o forno no máximo. Coloquei cebola às rodelas grossas no fundo da assadeira.

Fiz uma mistura com alho esmagado, colorau (pouco), pimenta preta moída na hora e azeite, com que besuntei muito bem a carne. Coloquei sobre a cebola e reguei com 4 colheres de sopa de água a ferver. Deixei em forno máximo durante meia hora, e depois reguei com uma cerveja preta.. Reduzi a temperatura do forno para os 170ºC e ficou a assar durante mais duas horas. Deve vigiar-se a quantidade de líquido, de forma a evitar que seque ou queime, juntando uns pingos de água ou mais cerveja.

A receita original diz para se juntarem batatas e maçãs cortadas aos quartos à carne, antes de acrescentar a cerveja. Desta vez não o fiz, cozinhei apenas a carne, que acompanhou com batatas assadas à parte. Mas é uma experiência a fazer.

Quando o assado ficou pronto, retirei a carne para uma travessa e levei a assadeira ao lume com um pouco de  água a ferve e uma colherada de mostarda, para fazer o molho. Verti sobre a carne na travessa e servi. Ficou muito tenra e suculenta, todos lá em casa gostaram muito.