De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Lombinho de Porco no Tacho à Portuguesa


No dia em que preparei este lombinho de porco, tive um ajudante especial na cozinha. O Zé Maria adora ver as pessoas a cozinhar. Pede sempre colo porque quer ver a ação onde ela decorre. pede a colher de pau porque também quer mexer, e pede constantemente “outo faquino” (de especiarias), porque adora mexer-lhes, e tentar tirar-lhes a tampa enquanto pensa que está a colocar coisas no tacho ou na panela.
Ultimamente temos também de ter um cuidado especial de cada vez que ligo o forno. Não porque lhe abra a porta ou por perigo de se queimar, mas porque adora colocar a temperatura do forno no máximo – os botões estão ao alcance dele – e, muitas vezes, sem eu dar conta, algo que está calmamente a cozinhar a ፴ºC de repente passa para os 250ºC e eu só reparo quando me começa a cheirar a queimado… (Felizmente tenho conseguido salvar tudo, ainda que os scones no post de sexta-feira estejam mais escuros que o desejável por obra do Zé Maria e do seu especial interesse em cozinhar com o forno no máximo).
Este lombinho foi então cozinhado com o Zé Maria ao colo, sem perder pitada da acção e a tentar acrescentar coisas lá para dentro, desde a colher à chupeta dele.
No final estava bom, apesar do mau jeito que é cozinhar apenas com uma mão livre….



É já sábado, dia 7 de Março, o workshop de “Receitas para Brilhar nas suas Festas”, pelas 10h, na Quinta do Ribeiro, em Antuzede – Coimbra. O workshop inclui, além de cerca das  12 receitas que vamos preparar, o almoço com bebidas incluídas e ainda outros mimos habituais. As inscrições são limitadas. Para mais informações e inscrições: workshopsquintaribeiro@outlook.com



Ingredientes para 2 pessoas:


1 lombinho de porco pequeno
3 dentes de alho
1 folha de louro
1 colher de sobremesa de massa de pimentão
sal e pimenta q.b.
150ml de vinho branco
1 colher de sopa de banha de porco
1 colher de sopa de azeite
coentros frescos q.b.


Preparação:


Corte o lombinho de porco em fatias finas, com cerca de 1cm, e coloque-o numa taça. Tempere-o com os dentes de alho picadinhos, a folha de louro, a massa de pimentão, o sal e a pimenta e regue com o vinho branco.
Deixe ficar um pouco a marinar
Leve um tacho ao lume com o azeite e a banha e deixe aquecer.
Escorra os pedaços de lombinho da marinada e deixe-os fritar rapidamente até que fiquem louros. Junte depois a marinhada no tacho e deixe cozinhar em lume brando até o molho apurar, cerca de 10 minutos.
Antes de servir polvilhe o lombinho com os coentros frescos picados e sirva com arroz branco ou batatas fritas, e uma salada verde.


Bom Apetite!