De: Simples Assim (Ver receita )



Receita - Os Aperitivos do Dia de Ação de Graças

Não ficou lindo? Esse prato lindo foi presente da minha querida irmã, Liliana
Pela água...O ar… O sol.. ..A lua… As estrelas….O pão… A chuva... O riso...Os animais…A união… Os amigos. ..A família. ….Pela vida….Dar graças. Sempre. É um hábito meu e da minha família. Em tudo damos graças, todos os dias, todo o tempo.Mas há um dia especial que nos juntamos para especialmente dar graças. Aproveito o Thanksgiving americano para fazer um jantar especial e contarmos nossas graças. 
Esse ano estava cansada, sem graça depois de uma viagem que não aconteceu para Fortaleza quando iria comemorar o aniversário do meu pai, e disse que não iria fazer nosso tradicional jantar. Mas o pessoal de casa não deixou.Uma das minhas filhas disse logo: ” Mas todos os anos a gente faz, vamos falhar esse ano?“. Então para não decepcionar meus queridos, e para agradecer também por eles existirem em minha vida, voltei atrás.
Esse ano abri mão do tradicional peru e decidi fazer um jantar com frutos do mar. Foi uma maneira que encontrei de trazer minha família de Fortaleza para cá. Quando eles vem para Brasília sempre me trazem o melhor peixe, o melhor camarão, o melhor caranguejo. E, como ainda tinha uma “remessa” dessas maravilhas no freezer, tive uma ideia: “Vou fazer pratos com o que eles me deram , pois será uma forma de celebrar com eles hoje”. E assim fiz. Foi como se eles estivessem conosco.
Fiz então um jantar “ tropical “ com receitinhas novas que ainda não tinha aparecido por aqui. De entrada fiz um patê de ervas em formato de presente, chamado de presentinho de ricota, no blog onde tirei a ideia. Aproveitei uns tomatinhos sweet grape que tinha na geladeira, tirei as sementes, cavei um buraquinho e recheei com queijo gorgonzola esmagado.. Coloquei em um bonito prato, presente da minha irmã querida, Liliana, com molho pesto ao centro para acompanhar. E de jantar fiz uma Torta de Caranguejo, inspirada nas Tortinhas de Siri Divinas da querida Marly e um Gratinado de Bacalhau com Camarão que ficou delicioso. Para encerrar, a tradicional Torta de Abóbora, a Pumpkin Pie – não poderia faltar. Ano passado fiz uma receita da querida Cris, do From Our Home to Yours – que tive o prazer de conhecer este ano no Encontro Gourmet – mas, esse ano resolvi variar. Fiz a receita da também querida Angela, que também conheci no Encontro Gourmet. Delícia.. Qual a torta melhor? As duas. Todas ótimas e que vale a pena fazer não só no Thanksgiving , mas em qualquer época do ano.
Como vocês perceberam foi um encontro de amigos, onde cada um esteve presente através de uma receita, uma lembrança, um sinal…

Hoje trago a receita do “Presentinho de Ricota , uma ótima opção para petiscar no dia de Natal.
Depois coloco as outras receitas.

Presentinho de Ricota

   Ingredientes:

  •     Meia ricota;
  •     50ml de água quente;
  •     1 col. de sopa de pó para sopa creme de cebola;
  •     3 col. de sopa de talos de cebolinha picados em rodelinhas finas;
  •     Sal, azeite e pimenta a gosto.
  •     Cebolinha, salsinha e tomate cereja para decorar.

Como fazer:

  •  Na minha versão, acrescentei queijo parmesão ralado , uma mistura de ervas secas e um pouquinho de requeijão e creme de leite para dar a liga.
  • Amassa a ricota e mistura os outros ingredientes.
  • Coloque então em um depósito forrado  com filme plástico.
  • Apertar bastante pra ficar bem compactado e sem furinhos e levar ao freezer por 1 hora. 
  • Quando ela estiver bem firme e quase congelando você tira e decora do jeitinho que você gostar.Eu segui a instrução da receita que indicava esse presentinho.
Os tomatinhos recheados e servidos com molho pesto

Outros Aperitivos Simples Assim:
Tomatinhos ao Forno
Árvore de Natal com queijo e tomate
Canapés de Pepino