De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Panadinhos de Pescada (Para os mais Pequenos)


Hoje uma receita dedicada aos mais pequenos, porque hoje é o dia deles!
Aqui por casa evitam-se os alimentos processados. Não é apenas uma mania minha agora que tenho filhos, mas é algo que já tinha começado antes. Não estou com isto a dizer que nunca comemos, mas sim que evitamos comer!
Tentamos comer “a sério”, “comida de verdade”, alimentos frescos. Talvez por isso goste tanto de ir ao mercadinho com os pequenos, para os incitar e educar para uma alimentação mais completa, variada e saudável. Tento dar-lhe a experimentar tudo, umas vezes com mais sucesso do que outras. Pepino, cenoura e tomate cereja são as saladas preferidas, mas os espinafres, os cogumelos e os brócolos são agora olhados de lado. Gosta de beringela e beterraba. Adora batata doce de todas as formas, De puré de abóbora, mas diz que o abacate é para a mamã. E diz “blhac” à alface a à rúcula. Nas frutas é mais fácil. Gosta de praticamente tudo, desde a romã aos figos, das laranjas aos kiwis. E depois gosta de ovos, peixe e carne.
Foi também por eles e para os “educar” nesta questão da alimentação que temos uma pequena horta no jardim. Com morangos, tomates (e tomates cereja que ele come como se fossem uvas!), pepinos, alface, rúcula, courgetes, cenouras, beringela, pimentos e aromáticas! Gosto de lhe mostrar as coisas a crescer, e todos os dias vai ver se os morangos já estão vermelhinhos e se podem apanhar…
Habituei-o a comer praticamente o mesmo que nós comemos, salvo raras excepções. Se comemos caril, ele também come. Já sei que não é muito de molho, mas come a carne e o arroz. E come cabidela, polvo e lulas. Mas há coisas que desde logo sei que vão ser mais complicadas (como camarão, que ele para já não gosta muito) e aí aproveito para lhe fazer ovo, por exemplo, que ele adora… Não permito muitas esquisitices, mas algumas, que a todos nos é permitido não gostar de algumas coisas…
E sendo assim uma receita de panadinhos de peixe para os mais pequenos. Porque também podemos fazer em casa e rapidamente. Preparados no forno e acompanhados por salada e uma arroz de cenoura e ervilhas, ao gosto do pequeno cá de casa.

Ingredientes para 3 pessoas:

4 filetes de pescada
sal e pimenta q.b.
1 dente de alho
sumo de limão
1 ovo
farinha de mandioca  (de moagem mais grossa) – em alternativa podem usar pão ralado, mas fica mais crocante com o farinha de mandioca e neste momento prefiro para os panados.
azeite q.b. (de preferência com um pulverizador)

Preparação:

Corte os filetes de pescada em pedaços mais pequenos e tempere-os bem com sal, pimenta, sumo de limão e o dente de alho picadinho. Deixe a marinar.
Passe depois os filetes por ovo batido, e depois pela farinha de mandioca e coloque-os num tabuleiro previamente forrado com papel vegetal. Repita até ter panado todos os filetes.
Depois, pincele-os ou pulverize com um pouco de azeite e leve-os aos forno, previamente aquecido a 180ºC, durante cerca de 15 minutos ou até que fiquem dourados. Vire-os cuidadosamente, pulverize com um pouco mais de azeite e deixe dourar do outro lado.
Retire do forno e sirva com uma salada variada e um arroz de ervilhas e cenoura.

Bom Apetite!