De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Pão de Alfarroba e Sésamo


Por aqui a saga do pão continua. Uma a duas vezes por semana há pão caseiro cá em casa, e já há algum tempo que não compro pão para o consumo diário.
Apesar do tempo quente e abafado dos últimos dias, o forno continua a ser ligado para o pão, e nesses dias aproveito para fazer mais alguma coisa, com aquela desculpa do “já que vou ligar o forno…”. Esta semana o pão habitual fez-se numa tarde de segunda feira. E aproveitei o forno ligado para fazer outra receita de pão – esta versão de pãezinhos de alfarroba e sésamo que tinha visto no blogue da querida Suzana, do Gourmet Amadores, e que foram preparados pela mão do Provador – que andava com vontade de experimentar desde o dia em que lhes coloquei a vista pela primeira vez. Mas não há duas sem três, e o forno ligado ainda deu para preparar o jantar e fazer um bolo.
Foi um fim de tarde produtivo entre farinha e fermento, tabuleiros e tachos, e que resultou nestes pães menos convencionais mas que ficam realmente muito bem com a nossa versão caseira de hamburguer.


Ingredientes para 6 pães:

350g de farinha
50g de farinha de aveia (flocos de aveia triturados em farinha)
50g de farinha de alfarroba
80g de sementes de sésamo
1 colher de chá de sal
1/2 saqueta de levedura seca (cerca de 5 gramas)
280ml de água tépida
1 colher de sopa de melaço (usei mel de cana)
1 ovo batido para pincelar


Preparação:


Numa taça misture as farinhas juntamente com as sementes de sésamo e o sal. À parte junte a água com o melaço e o fermento, misturando para dissolver. Junte depois a mistura de água e fermento às farinhas e misture bem até ficar incorporado, deixando repousar 30 minutos, tapado com um pano.
Ao fim desse tempo retire a massa da taça e amasse bem durante cerca de 10 minutos. (Em alternativa poderá amassar num robot de cozinha, na máquina do pão ou na batedeira com as pás próprias).
Volte a colocar a massa numa taça, tape e deixe repousar 1 a 2 horas, até ter duplicado de volume.
Retire novamente a massa da taça e divida-a em 6 porções iguais, fazendo bolas que deverá colocar num tabuleiro previamente enfarinhado. Tape e deixe levedar novamente até duplicar de volume.
Pincele depois os pãezinhos com o ovo batido e polvilhe com mais sementes de sésamo (opcional). Leve-os depois ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 30 minutos ou até estarem cozidos.
Deixe arrefecer sobre uma grelha. Sirva os pãezinhos com hamburguers, panadinhos, queijo e fiambre ou manteiga e compota
(Eu preparei-os para servir como pão de hamburguer, e congelei os restantes para usar de outras vezes!)


Bom Apetite!