De: Pão, Bolos e Cia. (Ver receita )



Receita - PÃO DE AZEITE E AZEITONAS

Com a publicidade do PD o Pão de azeite e azeitonas voltou à ribalta. Este pelo menos eu sei que tem azeite e azeitonas, lol
Já tinha feito e assado na MFP pão branco, ao qual adicionei azeitonas, mas estes pães são pequenos de massa duplamente fermentada, ficando mais macios e aromáticos.
Primeiro a esponja fermenta 1,5h, depois a massa pronta leveda mais 1,5h e só depois é que são tendidos os pães, que descansam uns 45min. antes de irem ao forno.
Podem ser feitos à mão, na MFP ou batedeira com o gancho das massa, tal como outro pão qualquer. Muitas vezes há leitores que me dizem que não fazem alguns pães porque as indicações são para a MFP. Qualquer pão pode ser feito à mão. A vantagem da MFP ou batedeira, é poupar tempo e trabalho, mas os ingredientes e as quantidades indicadas são os mesmos, quer se use uma máquina ou o processo manual. 
Fiz assim…

PÃO DE AZEITE E AZEITONAS


INGREDIENTES
Para a esponja:
200ml de água morna

1,5 colher (chá) de fermento biológico seco

200g de farinha T65

Para a massa:
50ml de azeite
50ml de água morna
300g de farinha T65
1 colher (chá) de sal
200g de azeitonas pretas partidas

PREPARAÇÃO

Numa tigela ou na cuba da MFP colocar a água, o fermento e a farinha inicial. Mexer ou iniciar o programa “massa” apenas para unir os ingredientes, desligar. Reservar 1,5h.

Juntar numa bacia maior, ou na cuba da MFP, os restantes ingredientes com excepção das azeitonas. Amassar à mão ou seleccionar o programa “massa”. Assim que estiver bem amassado, ou no fim de amassar na MFP retirar a massa, na pedra enfarinhada juntar as azeitonas e misturar bem. Deixar levedar 1,5h ou deixar terminar o programa “massa” da MFP.

Tender pequenas bolas, na pedra enfarinha e dispor num tabuleiro. Pincelar com azeite.
Levar ao forno a 180ºC durante 20-25min., ou até estarem dourados.

Retirar e deixar arrefecer numa grelha.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES

– Quando se adicionam as azeitonas cortadas à massa, estas devem estar escorridas, mas mesmo assim pode ser necessário polvilhar alguma farinha, para secar a massa;