De: O Mundo de Kali (Ver receita )



Receita - Pataniscas ou Sonhos de Bacalhau

Sonhos de Bacalhau

A minha mãe sempre lhes chamou sonhos e realmente quando comi pela primeira vez pataniscas num restaurante estranhei, pois eram grandes, achatadas e oleosas. Os sonhos são mais pequenos, arredondados, fofos, húmidos e com muito pouco óleo.

Rendem bastante, mas não há problema pois são ainda melhores no dia seguinte acreditem ™‚

Sonhos de Bacalhau

Duas postas pequenas de bacalhau salgado (450gr)

Meia cebola grande picada

2 ovos

2 colheres de sopa de salsa picada grosseiramente

8 a 10 colheres de sopa de farinha

sal q.b.

Colocamos o bacalhau a demolhar durante 24 a 48horas dependendo da altura da posta, mudando a água pelo menos de manhã e à noite.

Levamos ao lume um tacho com água e assim que ferver colocamos o bacalhau e deixamos cozer 2 minutos. Retiramos do lume e deixamos arrefecer ligeiramente.

Retiramos as postas e reservamos a água de cozer o bacalhau.

Para ser mais fácil manusear passamos as postas por água fria.

Retiramos a pele e as espinhas e desfiamos o bacalhau para uma tigela. Depois juntamos-lhe a cebola picada e os ovos. Misturamos bem com um garfo e adicionamos a salsa picada. Depois vamos alternando colheres de farinha com a água de cozer o bacalhau. Ao fim das 8 colheres de farinha começamos a tentar chegar ao ponto cremoso desejado. Não queremos uma massa liquida, mas também não queremos argamassa a massa deve ser cremosa quase a espessar. Quando pegamos colheradas de massa esta deve escorregar suavemente pela colher em vez de ficar agarrada.

Esta é a altura de provar. Se o bacalhau ainda estava um pouco salgado vai dar o sal necessário à massa mas se não então vai necessitar de uma pedrinhas de sal.

Levamos ao lume um recipiente com óleo e assim que estiver bem quente (podem testar com um pouco de farinha), deitem colheres de sopa de massa no óleo. Cada colher de sopa bem cheia dá uma patanisca, mas se quiserem pataniscas maiores podem colocar duas colheres de massa. Esta quantidade de ingredientes produz cerca de 20 pataniscas pequenas.

Vão virando as pataniscas no óleo até estarem douradinhas. Retirem-nas e coloquem sobre papel absorvente ou papel de cozinha para perderem o excesso de óleo.

Para acompanhar um arroz de feijão fica sempre bem 🙂

Nota: As que sobrarem guardem numa caixa no frigorífico e no dia seguinte é só aquecerem uns 10 segundos no micro-ondas.

E como são pequenas e se comem bem frias, são optimas para levar a pic-nics e servir em festas.

Bom Fim de Semana!