De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Peito de Pato na Frigideira com Laranja e Puré de Abóbora


O fim de semana passou a correr, mesmo com a chuva e os dias cinzentos. Houve, claro, tempo para cozinhar, experimentar receitas novas, ter a casa cheia. Houve tempo para almoços de família, risos e divertimento e momentos muito bem passados. Houve tempo para ver os primeiros episódios do novo Masterchef Austrália enroscada no sofá e com uma manta sobre as pernas e para brincar com o Zé e a nova paixão, as plasticinas.
Mas como não sou – nem quero ser – a perfeita fado do lar, na lavandaria ficou roupa por passar, no domingo jantámos os restos que estavam frigorífico, que foi só aquecer e comer com os pratos sobre os joelhos no sofá da sala, e há pedacinhos de plasticina espalhados um pouco por todo o lado para imensa felicidade do meu filho mais velho que aponta para cada um deles quando os descobre.
Sim, foi um bom fim de semana! Espero que o vosso tenha sido tão bom, e preguiçoso como o meu!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 peitos de pato não muito grandes
sal e pimenta q.b.
1 laranja pequena
350g de abóbora manteiga (já descascada e limpa de sementes)

Preparação:

Corte a abóbora manteiga em pedaços pequenos e leve-a a cozer a vapor até que fique macia.
Assim que estiver cozida, acrescente a raspa da laranja e triture com a varinha mágica ou robot de cozinha até obter um puré muito macio. Se achar necessário tempere com um pouco de sal. Reserve.
Entretanto faça uns cortes na pele do pato – em forma de losango – mas sem atingir a carne, e tempere com sal e pimenta.
Leve uma frigideira ao lume, sem adicionar gordura e deixe aquecer muito bem. Coloque depois os peitos de pato, com a pele virada para baixo e deixe cozinhar cerca de 8 minutos. Ao fim desse tempo vire o pato e deixe cozinhar mais uns cinco minutos. (Estes tempos são meramente indicativos – O pato deverá ficar rosado por dentro e nunca demasiado passado!) Retire o pato da frigideira e deixe repousar tapado com papel de alumínio.
Entretanto vai reparar que o pato liberta imensa gordura ao cozinhar. Escorra a maioria dessa gordura – que poderá guardar para cozinhar – e deixe ficar na frigideira o equivalente a 1 colher de sopa. Acrescente o sumo da laranja e deixe ferver uns minutos até ficar com um molho xaroposo. Desligue e coloque o molho numa molheira.
Sirva o puré de abóbora com o pato cortado em fatias e regue com o molho de laranja. Acompanhe com brocolos ou uma salada de rucula. (Se gostar acompanhe também com batatas previamente cozidas e passadas na frigideira com um pouco da gordura do pato).

Bom Apetite!