De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Peru Salteado com Gengibre e Legumes

Eu gosto do inverno, de chuva, de dias cinzentos…mas já chega! Anseio pelos dias de sol, temperatura amena, sabrinas sem meias, sem gabardines e chapéus de chuva. De secar a roupa rapidamente na varanda sem ter de andar a mudar o estendal para dentro de casa assim que caem as primeiras pingas. Sol para poder fazer as primeiras refeições na varanda, grelhados ao ar livre e de tomar o pequeno almoço a ouvir os passarinhos.
Sol e bom tempo para saborear refeições coloridas cheias de legumes vibrantes – como este salteado de peru – que parece a primavera num prato!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 bifinhos de peru (cerca de 200g)
1/2 pimento vermelho
100g de ervilhas de quebrar
1 cebola pequena
1 cenoura
1 dente de alho
1 pedaço de gengibre fresco com 3 cm
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de amido de milho
Ȓ ml de água
1 colher de sopa de vinho do porto
sal q.b.

Preparação:

Corte os bifinhos de peru em tiras e tempere com um pouco de sal e com o amido de milho.
Entretanto prepare os legumes. Corte o pimento em cubos, arranje as ervilhas de quebrar retirando-lhes as pontas e o “fio”, corte a cebola em meias luas finas e a cenoura em palitos fininhos.
Leve uma frigideira grande e anti-aderente ao lume com o azeite. Junte o dente de alho e o gengibre previamente ralados (ou esmagado, se preferir). Deixe aquecer bem e junte a carne deixando saltear durante 5 minutos.
Acrescente depois os legumes e rectifique de sal. Junte o vinho do porto e a água e deixe cozinhar mais 5 minutos, de modo a que os legumes fiquem cozinhados mais ainda crocantes e de cores vibrantes.
Sirva com massa chinesa ou com arroz basmati bem soltinho!

Bom Apetite!