De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Porco Caramelizado com Maçã e Mel


Mais de 10 quilos de maçã dão para muitas receitas, ideias, prendas de comer e sugestões diferentes.
Esta semana as últimas dessas maças acabaram mais uma vez em puré (para adoçar papas de aveia, para juntar ao iogurte ou para acompanhar carnes assadas ou serem simplesmente a sobremesa dos mais pequenos) e ainda deram para fazer uma entremeada com um molho de maçã surpreendente, inspirado por uma receita antiga do Jamie Oliver, em que ele utiliza ruibarbo. Fiz a substituição por maçã para uma combinação mais clássica e foi aprovado por todos! Uma verdadeira comida de conforto, para os dias mais frios que teimam em não chegar… 

E entretanto não se esqueçam dos workshops. Ainda há algumas vagas!
Em Coimbra, na Baking Day, no dia 6 de Novembro, das 10h às 13h, vamos fazer “Presentes de Comer” para vos inspirar para os cabazes de Natal. (Inscrições e informações para [email protected])
No Porto, nos Workshops pop-up, dia 19 de Novembro, das 15h às 18h, para “Mais Receitas Rápidas e Económicas para Impressionar”. O ultimo workshop esgotou num instante e eu vou voltar com novas receitas. Inscrevam-se quanto antes para não ficarem de fora! (Inscrições e informações para [email protected])

Ingredientes para 2 pessoas:

500g de entremeada de porco cortada em cubinhos
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
200g de maçã
1 cebola pequena
2 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de molho de soja
2 dentes de alho
1 colher de chá de 5 especiarias chinesas (ou umas mistura de canela, cravinho, cominhos e coentros em pó)
1 pedaço com cerca de 2,5cm de gengibre fresco

Preparação:

No robot de cozinha coloque a cebola, a maçã descascada e sem caroços, o mel, o molho de soja, os dentes de alho, as especiarias e o gengibre fresco. Triture bem até obter uma espécie de uma pasta.
Num tabuleiro que vá ao forno coloque a entremeada em cubinhos e tempere com um pouco de sal e pimenta. Verta a mistura preparada anteriormente envolva bem. 
Tape o tabuleiro com papel de alumínio e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC , durante cerca de 1h30.
Ao fim desse tempo retire do forno e escorra a carne guardando a marinada.
Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e deixe a carne fritar e caramelizar.

Sirva depois a carne de porco com esparguete ou noodles e regue com um pouco de molho da marinada e polvilhe com coentros frescos picados.

Bom Apetite!