De: Dia de Domingas (Ver receita )



Receita do - Receita para o Dia das Mães: Bolo Queijada.

Feliz dia das Mães! Gente, que dificuldade para encontrar uma receita para o dia de hoje! Também, foi minha própria culpa por ter deixado para o último momento e ter que contar com as coisas que tinha na dispensa. Bem, para os que estão hoje na mesma situação, recomendo essa sobremesa deliciosa, que copiei há tempos do Elvira’s Bistrot. É uma receita portuguesa que resulta num bolo cremosinho por dentro como um pudim e uma casquinha por fora. Chama-se Bolo Queijada, vocês já provaram?
Este “bolo” lembrou-me muito uns bolos que eram vendidos numas padarias das redondezas de onde eu morava quando criança, no Rio. Só que eles tinham o costume de colocar essência de laranja na massa e apesar da textura interessante, não me agradava o sabor um tanto artificial. Então, para quem gosta de bolo cremosinho, com sabor de leite e muito fácil de fazer aqui vai a minha sugestão! Só tenho que prevení-los que ele murcha bastante depois que sai do forno, mas continua bonito, na minha opinião. Já estou até com muitas idéias para variar a massa, por exemplo colocando côco ralado, coisa típica de brasileiro! 😀 Ah, estou postando só a metade da receita, que foi o que fiz. Beijos e curtam esse dia!
BOLO QUEIJADA
Rendimento: 1 forma de 18 a 20 cm de diâmetro
Ingredientes:
200 gr. de açúcar
75 gr. de farinha de trigo
1/2 col. de chá de fermento químico
3 ovos grandes
1/2 col. de sopa de açúcar baunilhado
20 gr. de manteiga derretida
375 ml de leite
Instruções:
Pré-aqueça o forno à 180°C. Unte e enfarinhe a forma a ser usada. Reserve.
Misture todos os ingredientes secos. Depois vá juntando os ovos um a um, até formar um creme. Junte a manteiga e misture. Por fim, vá juntando o leite aos poucos, misturando sempre até formar uma mistura líquida homogênea. Coloque-a na forma e leve para assar por cerca de 40 minutos. 
Retire do forno e deixe esfriar antes de servir. Manter na geladeira. Polvilhar com açúcar se desejar. Bom apetite!
P.S.: Eu virei depois o bolo num prato, mas não achei tão bonito como a parte de cima, então use uma forma onde ele possa ser servido. A Elvira recomenda uma forma desmontável para tortas, mas achei que poderia vazar, pois a massa é muito líquida.