De: Cheiro Verde (Ver receita )



Receita - Risoto de joelho de porco defumado com moranga japonesa

A mistura de sabores inusitados ficou perfeita, não muito salgada e a moranga ficou inteira, macia, mas preservou a forma. Vale à pena arriscar o risoto exótico, vai impressionar a todos.

Este prato se faz de um dia para outro, não da para fazer tudo no mesmo dia. É um prato único, que despensa acompanhamentos, uma salada de folhas verdes cai bem, mas nada mais que isso.
Boa pedida para impressionar as mães neste final de semana. Um prato digno de um chef de cozinha.
Ingredientes:
1 Joelho de porco defumado
½ pacote de sopa de cebola
Água para cozinhar o joelho e assar
1/4 moranga japonesa
1 xícara de arroz arbóreo
2 tabletes de caldo de bacon
1 cebola media
Óleo para refogar
1 cálice de conhaque
1 litro de água
1 colher de sobremesa de sal com alho, ou meia de sopa
½ xícara de requeijão de copo
Queijo parmesão ralado para servir
Preparo:
Coloque o joelho de porco na panela de pressão, cubra com água e conte 10 minutos depois de dada à pressão, desligue o fogo e deixe a panela esfriar normalmente. Retire da panela, coloque em um tabuleiro, passe a sopa de cebola nele todo, coloque um pouco de água no fundo do tabuleiro e leve ao forno para assar ate ficar macia, coisa de 40 minutos. Espere esfriar e retire toda a carne do osso. Não sobra muita carne não, porque os ossos do joelho são bem grandes. É uma carne muito macia, de cor vermelha, saborosa. A água no tabuleiro é para não queimar a borra que solta da carne enquanto ela assa, coisa pouca, somente mesmo para não deixar ceco o tabuleiro. Reserve. Se quiser depois de assado colocar na geladeira para esfriar e retirar a carne do osso apenas no outro dia é melhor que a gordura toda condensa e fica fácil de pegar somente a carne sem a gordura.
No outro dia… Retire a casca da moranga com cuidado, já quase fiquei sem dedo uma vez, cuidado que é dura. Pique em cubinhos e reserve. Pique a cebola.
Em uma panela coloque um litro de água com dois cubinhos de caldo de bacon e leve para ferver. Em outra panela, junte o óleo para refogar, uma colher de sopa basta, assim que aquecer junte a cebola e deixe fritar ate ficar meio transparente, junte a carne do joelho de porco desfiada, a moranga japonesa picadinha e o arroz arbóreo cru sem lavar mesmo, mexa bem e junte o conhaque. Misture um pouco, deixe ferver ate todo o álcool evaporar, junte aos poucos o caldo de bacon fervendo do lado. Aqui é importante o amigo do grau de arroz arbóreo, para cremosidade do prato, por isso não pode lavar. Vá juntando de duas em duas conchas de caldo mexa para não deixar grudar no fundo, uma mexida somente já basta, para o caldo de cima ir para baixo da panela, assim que secar junte mais caldo e repita à mexida. Assim ate ficar macio o caldo. Você poderá provar para sentir o ponto ou observar que o arroz incha, muda de cara, fica com aspecto fofinho. Junte o requeijão, deixe derreter e sirva com queijo ralado por cima. Não sobra nada, aposto!