De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita do - Rolo de Carne com Alperces, Azeitonas e Amêndoas


As sextas feiras aqui no blogue são sempre dedicadas a sugestões para o fim de semana, normalmente bolos ou sobremesas. Desta vez a sugestão vai para um rolo de carne com sabores diferentes.
As especiarias, amêndoas, alperces e azeitonas dão-lhe um toque exótico e de médio oriente que nós tanto apreciamos. E apesar de tudo continua a ser uma receita económica e versátil que podemos apresentar aos amigos e família num jantar ou almoço mais especial.
Até o Zé Maria pareceu gostar da receita porque depois de ter comido tudo o que tinha no prato, não descansou enquanto não conseguiu ir para o colo do pai onde lhe pedia “más” a cada garfada que o Miguel lhe dava do seu próprio prato, apontando diligentemente para a carne e para o molho, de modo a que nada lhe faltasse.
Deixo então esta sugestão para que possam experimentar durante o fim de semana e serem também surpreendidos com uma refeição exótica e diferente.


Amanhã é dia de Workshop de Brunch, pelas 15h nos Workshops Pop-up, no Porto. Tenho a certeza de que vai ser muito divertido e, como os pedidos para mostrar por aqui algo mais sobre os workshops têm sido muitos, conto fazê-lo depois na próxima semana.
Aproveitem também o fim de semana para enviarem as vossas receitas e fotos para o passatempo Chef de Família Hotpoint. Já sabem que basta criarem uma receita original com legumes e citrinos e enviar para [email protected], até dia 28 de Fevereiro!


Ingredientes para 4 pessoas:
(adaptado de “Olive Magazine”, Fevereiro 2015, página 44)


600g de carne de porco picada
40g de pão ralado
1 cebola
1 ovo
4 colheres de chá de cominhos
4 colheres de chá de coentros em pó
2 colheres de chá de canela
1 limão
2 colheres de sopa de mel
75g de azeitonas verdes descaroçadas
50g de amêndoas picadas grosseiramente
60g de Alperces secos
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de gengibre fresco ralado
1 lata pequena de tomate pelado


Preparação:


Coloque a carne picada numa taça e acrescente o pão ralado, a cebola previamente picada, o ovo, 3 colheres de chá de cominhos, 3 colheres de chá de coentros, 1 colher de chá de canela, 1 colher de sopa de mel e a raspa do limão. Tempere com um pouco de sal e misture tudo muito bem.
Corte os alperces em pedaços não muito pequenos. Separe uns pouco de alperces, azeitonas e amêndoas para a decoração e junte os restantes à mistura de carne.
Com um pouco de azeite unte uma forma de bolo inglês e coloque a mistura de carne dentro da forma pressionando bem.
Corte as azeitonas que reservou em rodelas e use-as juntamente com os alperces e amêndoas para decorar o topo do rolo de carne. Regue o rolo de carne com um pouco de azeite e leve-o a cozinhar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1h15.
Retire do forno e deixe repousar cerca de ǯ minutos antes de desenformar.
Entretanto prepare o molho de acompanhamento. Num tacho coloque um pouco de azeite e acrescente as restantes especiarias e o gengibre fresco ralado. Deixe que as especiarias fritem e comecem a libertar os seus aromas e junte depois o tomate pelado previamente picado, o sumo de limão e o restante mel. Retifique de sal e pimenta e deixe o molho cozinhar em lume brando durante cerca de 20 minutos, até reduzir e engrossar.
Sirva o rolo de carne cortado em fatias com o molho e acompanhe com couscous e uma salada de rucula.


Bom Apetite!