De: As receitas lá de casa (Ver receita )



Receita - Salada de cotovelinhos com cavalas

De regresso… na realidade já regressei há alguns dias, mas demora tempo a organizar este regresso às rotinas que agora se avizinham a passos largos. As férias deste ano foram muito boas. Uma semana em Julho e outras três em Agosto, cheias de dias agitados e quentes, com família e amigos e verdadeiro sabor a Verão. Eu sou definitivamente uma pessoa de Verão, de dias longos, de conversas e gargalhas à mesa e ao livre, de areia nos pés e de pele quente do sol. Ficamos todos mais leves e com ar mais saudável. Não era preciso tanto calor, como tem estado, mas bom… lá virá o tempo da chuva e do frio!

Este ano nos dias que tive de praia optei por uma solução que a mim me pareceu mais lógica. Como eu sou pessoa de saltar cedo da cama (sim, mesmo de férias levanto-me sempre antes das 8… ou 7…) optei por deixar sempre o almoço quase pronto para quando chegássemos da praia podermos comer. Só havia tempo para um duche rápido de água doce, pôr a mesa e fazer uma salda. Foi muito mais prático e menos um stress a ouvir a minha “má nova” de 2 em 2 minutos a perguntar: falta muito? Já está? Já podemos almoçar? E foi um desses almoços que fica quase pronto que vos trago hoje. Uma salada de massa com cavalas e legumes. Espero que gostem!

Quanto ao blog, como devem ter percebido é para continuar. Quero alterar aqui o grafismo e o esquema da página, mas para já tenho outras prioridades. Há muita coisa para pôr em dia em várias frentes e para já não tenho muito tempo. As aulas estão à porta, houve mudança de escola para a minha mais nova e a mais velha está em plena adolescência. Por isso, tenho que me ajustar nestas primeiras semanas aos novos horários, rotinas e atividades. Além disso, quero destralhar muita coisa lá em casa e isso também ocupa tempo… por isso as modificações por aqui serão a longo prazo. Para já vão saindo as receitas do costume. Cozinha simples, rápida, prática com ingredientes que há em qualquer dispensa.

Daqui para vocês fica o desejo de um bom ano. Com projetos e objetivos que consigam cumprir. Eu vou fazer o mesmo!

250g de massa cotovelo
4 latas de filetes de cavalas
2 tomates médios
1 cabeça de brócolos, partida em ramalhetes pequenos
1 cebola pequena
Azeite, orégãos e alho em pó

Começar por cozer a massa em água abundante temperada com sal. Quando a massa estiver al dente, escorrer, aproveitando a água e reservar numa taça. Regar com um fio de azeite e envolve. Na mesma água colocar os ramalhetes dos brócolos e depois de levantar fervura deixar cozer por 3 ou 4 minutos. Escorrer muito bem e juntar à massa. Deixar arrefecer por completo.

Depois de frio juntar os tomates partidos em pedaços, a cebola picada e os filetes de cavalas bem escorridos. Salpicar com alho em pó, orégãos e regar com um fio generoso de azeite. Envolver bem e servir.

Bom apetite!