De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita do - Salada de Couscous com Vegetais e Atum


Este é o tempo em que começa a abundância de vegetais, frutas e legumes. A altura do ano em que as bancas das frutas e legumes estão mais coloridas e vibrantes. A época em que sabe melhor ir ao mercado e à horta escolher o que vamos comer durante a semana. A altura do ano em que há muitas coisas e em que a nossa imaginação pode realmente ditar o que nos está a apetecer.
E este é também o tempo ideal para as saladas e as comidas mais leve e mais propícias ao calor. E saladas que não são só feitas de vegetais e legumes. Saladas com leguminosas, massa, bulgur, quinoa, arroz ou couscous. Saladas mornas ou frias, que podem ser preparadas com antecedência e saboreadas apenas numa taça e com um garfo na mão, e a acompanhar um chá caseiro gelado.
E apesar da época do calor não ser de todo a minha altura do ano favorita, dá-me um prazer enorme cozinhar nesta altura do ano.
Abrir a gaveta do frigorífico e encontrar uns cogumelos, um resto de couve coração, uns tomates cereja e ainda mais uma mão cheia de legumes. E de juntar algo mais e assim preparar um almoço.
Um almoço de verão, de calor, de sol.


Ingredientes para 2 pessoas:


1 chávena de café de couscous
1/2 courgete pequena
10 tomates cereja
4 cogumelos castanhos 
1/4 couve coração
1 cebola pequena
1 lata de atum em azeite
2 colheres de sopa de coentros frescos picados
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.


Preparação:


Comece por preparar os legumes. Corte a courgete, depois de lavada, em cubos pequenos. Lamine os cogumelos e corte a cebola em rodelas finas. Prepare a couve em juliana e corte o tomate cereja ao meio.
Leve depois uma frigideira anti aderente ao lume com um fio de azeite e deixe aquecer um pouco. Junte depois a cebola, os cogumelos, a courgete e a couve coração e deixe saltear mexendo sempre. Tempere com um pouco de sal e pimenta e envolva bem, deixando os legumes cozinhados mais ainda crocantes. Retire e reserve.
Entretanto coloque os couscous numa taça e acrescente a mesma medida (1 chávena de café) de água a ferver. Tempere com uma pitada de sal e um fio de azeite, mexa com um garfo e tape com um prato deixando os couscous hidratar durante cerca de 5 minutos.
Ao fim desse tempo separe-os com um garfo e acrescente os legumes salteados, o tomate cereja partido, os coentros picados e o atum previamente escorrido e esfarelado com um garfo. Envolva bem e tempere com  um pouco mais de azeite.
Sirva ainda morno ou depois de frio e acompanhe, se desejar, com um salada verde.


Bom Apetite!