De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Salada de Pato com Batata Assada e Molho de Mostarda, Mel e Limão


Um fim de semana com tanto, mas tanto calor que a vontade de comer e cozinhar foi muito abaixo do habitual.
Mesmo assim, por aqui comeram-se coisas nadas obvias para dias de calor: uma lasanha para agradar à sobrinha mais velha, e um bocalhau no forno porque naquele dia era preciso uma refeição deste tipo, que pudesse estar feita com antecedência.
Mas porque nem tudo girou à volta do forno, terminaram-se as pannacotas fresquinhas de coco, e preparou-se também esta deliciosa salada de peito de pato.
Aproveitou-se as noites quentes para comer na varanda sem medo do frio – coisa que nem sempre acontece quando os dias são muito quentes!
Assim se passou o fim de semana em que começou o verão.
E vocês, o que fizeram? 


Ingredientes para 2 pessoas:


1 peito de pato (magret)
4 batatas assadas (sobras)
2 mãos cheias de mistura para saladas, ou de alface
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de mostarda de Dijon
2 colheres de chá de sumo de limão
1 colher de sopa de mel
coentros frescos q.b.


Preparação:


Com papel de cozinha seque o peito de pato e com uma faca afiada faça pequenos golpes (sem atingir a carne) em forma de losangos na pele. Tempere com sal e pimenta e leve a cozinhar numa frigideira antiaderente bem quente, primeiro com a pele virada para baixo até que esta fique bem dourada e liberte toda a gordura. Vire depois o pato e cozinhe do outro lado durante mais uns minutos. A dane não deve ficar demasiado passada, mas sim, ao cortar, ainda ter uma cor rosa. Retire do lume e deixe repousar uns minutos antes de cortar.
Entretanto disponha a salada no prato de servir e junte as batatas assadas cortadas em rodelas. Quando o peite de pato tiver repousado o tempo suficiente, corte-o em fatias não muito finas e disponha-as também sobre a salada.
Prepara depois o molho: num taça junte a mostarda de Dijon, o mel e o sumo de limão e mexa bem. Se necessário ajuste os temperos ao seu gosto pessoal.
Verta depois a mistura sobre a salada, polvilhe com uns coentros frescos e sirva de imediato.


Bom Apetite!