De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Salada Quente de Legumes de Verão com Salmão Grelhado

A diversidade de legumes já chegou cá a casa. As primeiras curgetes, as beringelas do mercadinho biológico e da prima Isabel. Abre-se a gaveta do frigorífico e há feijão verde, pepino, tomate, manjericão, beringelas, cogumelos e ainda uma pequena couve.
Não há dúvida que o verão da abundância e variedade de legumes e frutas, apesar de tímido está a chegar.
E assim, para comemorar esta tamanha diversidade, uma salada quente de legumes que acompanha na perfeição pratos de peixe ou carne grelhada.
Muito bom e muito simples.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 postas de salmão
1 beringela pequena
1 curgete pequena
½ pimento vermelho
10 cogumelos brancos
1 tomate maduro mas ainda firme
1 cenoura
2 dentes de alho
Coentros frescos picados
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.

Preparação:

Tempere o salmão com um pouco de sal e grelhe-o nas brasas ou numa chapa no fogão.
Para preparar a salada de legumes quentes, lave bem todos os legumes. Corte a beringela e a curgete em cubinhos mais ou menos do mesmo tamanho. Corte os cogumelos ao meio, o pimento em cubinhos assim como a cenoura. Corte também o tomate mas retire-lhe as sementes previamente.
Leve uma frigideira anti-aderente ao lume com cerca de 2 colheres de sopa de azeite e os dois dentes de alho picadinhos. Deixe saltear ligeiramente e acrescente depois a beringela, a curgete e a cenoura. Envolva bem no azeite e alho e acrescente depois os cogumelos e o pimento. Deixe cozinhar em lume esperto, cerca de 5 minutos até os legumes começarem a ficar cozinhados. Acrescente agora o tomate e metade dos coentros picados e tempere de sal e pimenta. Deixe continuar a cozinhar, mexendo algumas vezes, até os legumes estarem macias mais ainda ligeiramente crocantes e com a sua forma.
Sirva a salada quente de legumes polvilhada com os restantes legumes e com o salmão previamente grelhado.
Simples e muito bom.

Bom Apetite!