De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Saladinha de Pota


O fim de semana esteve maravilhoso! Finalmente começamos a “viver” o nosso espaço exterior! Houve tempo para refeições com os amigos, montar finalmente a pérgula e ver os miúdos a brincar e correr pelo jardim.
Foi sem dúvida um fim de semana cheio de coisas boas, em que houve tempo para conhecer pessoas maravilhosas e partilhar ideias, sugestões e receitas.
Com os dias maiores, mais quentes e o sol já a dominar, começam a apetecer petiscos frios que se preparam de véspera.
Uns tentáculos de pota já cozidos que andavam lá por casa, acabaram numa fantástica salada cheia de coisas boas.  É outra utilização para esta espécie de “lula” gigante, mais barata do que polvo e que, em certas receitas fica também agradável! 
E foi um verdadeira petisco verão para este verão que parece que está mais difícil de chegar!

Ingredientes para 2 pessoas:

250g de tentáculos de pota cozidos
1/2 pepino
1 tomate
1 dente de alho
1/2 cebola roxa
1 molhinho de coentros
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
vinagre q.b.

Preparação:

Corte os tentáculos de pota em rodelas finas e coloque-os numa saladeira. Lave bem o tomate e corte-o em cubinhos e junte-os à pota.
Descasque o pepino, mas deixando uma parte da casca e corte-o também em cubinhos e pique a cebola roxa e o dente de alho e os coentros frescos. Junte tudo aos tentáculos de pota e envolva bem.
Tempere a gosto com um pouco de sal e pimenta, azeite e vinagre a gosto e envolva muito bem.
Coloque no frigorífico algumas horas para desenvolver os sabores e sirva como prato principal ligeiro, ou um pestisco de verão com uma bebida fresquinha.

Bom Apetite!