De: Receitas para a Felicidade! (Ver receita )



Receita - Sandwich de Sardinhas com limão e Pesto

Chegámos a mais um “Dia Um… Na Cozinha!”  mais propriamente a 26.ª edição e que tem por tema as Sandwiches ou sanduiches, como preferirem.
Bem a propósito, pois neste tempo quente, abafado e em que estamos de férias e com os miúdos todos em casa, queremos coisas simples, praticas mas ao mesmo tempo saborosas e que não nos coloquem ao fogão, verdade?

A minha proposta, sabe e cheira a santos populares e foi feita por essa altura (não desprezando a verdadeira sardinha assada, claro).

Espero que gostem da minha proposta!

Para 2 sanduíches:

Pão rústico (ou outro a vosso gosto), cortado ao meio
1 lata de sardinhas em azeite, cortadas em filetes
1 limão, cortado em fatias finas (usei o cortador de legumes Borner)
Tiras de pimentos assados q.b.
4 tomates cereja, cortados ao meio
1 punhado de folhas de alface ou rúcula

Para o pesto:
1 dente de alho
1 ramo de coentros
25 g queijo parmesão
Sal e azeite q.b.

Triture os ingredientes secos para o pesto, no liquidificador e aos poucos vá juntando o azeite de modo a ficar cremoso mas não muito líquido. Tempere de sal a gosto.
Corte o pão ao meio e pincele a metade inferior do pão, com um pouco da gordura da lata de sardinhas. Cubra com as folhas de alface (também fica bem com rúcula) e por cima colocar os filetes de sardinha. Decore com os tomates cereja, as tiras de pimento e finalmente, polvilhe com o pesto e as rodelas de limão.
As rodelas de limão, devido a estarem cortadas bem fininhas, fazem toda  a diferença nesta sanduíche, tornando-a super fresca e ainda mais deliciosa.

Beijinho e bom resto de semana!