De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita do - Sopa de Espargos Verdes e Couve Flor

Depois das festas, dos excessos alimentares e dos horários alterados, há que retomar rotinas e acalmar o estômago. Por isso, nada melhor que começar o ano com um simples creme de legumes. Acabaram-se os doces, os fritos, as comidas melhoradas. Voltamos aos nossos bons hábitos. Sopa todos os dias

Ingredientes para 8 pessoas:
(adaptado da revista Saberes&Sabores – inverno 2012 , pág, 10)

1 couve flor pequena
1 molho de espargos verdes frescos
1 alho francês
1 cebola
1 maçã
Sal e pimenta q.b.
Azeite q..b.
Água q.b.

Preparação:

Lave e prepare os legumes. Descasque as cebolas e corte-a em pedaços. Corte o alho francês em rodelas e lave-o bem para eliminar toda a terra. Descasque e corte a maçã em pedaços. Separe a couve flor em floretes e corte os talos fibrosos dos espargos, partindo-os depois em pedaços e reservando as pontas para decoração.
Leve uma panela ao lume com um pouco de azeite e salteie todos os legumes menos as pontas dos espargos. Deixe suar um pouco e tempere com um pouco de sal e pimenta. Acrescente a água até cobrir os legumes e deixe cozinhar em lume brando até estarem macios.
Triture depois muito bem com a varinha mágica até obter uma sopa cremosa e, se necessário acrescente mais água e retifique os temperos.
Antes de servir salteie as pontas dos espargos com um pouco de azeite numa frigideira, temperando-os de sal.
Sirva a sopa decorada com as pontas dos espargos.

Bom Apetite!