De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Sopa de Feijão Verde com Tomate

Como habitualmente, vim de casa dos meus avós carregada de fruta e legumes. Não há duvida que verão é sinónimo de abundância! A minha avó tinha para mim, feijão verde tenrinho, tomates aromáticos e saborosos, cebolas novas, courgetes, alhos franceses, batatas, pimentos, ameixas, uvas, pêras, pepinos e ainda bróculos e couve cortada para caldo verde. Um verdadeiro cabaz orgânico! E é um privilégio poder cozinhar com estes ingredientes. Com muitos legumes para preparar, organizar e arrumar saiu logo uma sopa de feijão verde com tomate que, tanto eu como o M. gostamos muito.

Ingredientes para 4 pessoas:

1 courgete média
1 alho francês
1 cebola pequena
2 cenouras pequenas
300g de feijão verde
1 tomate médio bem maduro
sal q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Lave bem todos os legumes. Descasque a courgete, a cebola e as cenouras e corte-as em pedaços. Corte o alho francês em rodelas e lave-o novamente para retirar bem toda a terra. Coloque depois estes legumes numa panela e cubra-os com água a ferver. Tempere com um pouco de sal e um fio de azeite e deixe cozinhar até estarem bem macios.
Entretanto corte o feijão verde em pedacinhos não muito grossos (e para meu gosto pessoal em viés) e pele o tomate, cortando-o depois em cubos. Reserve.
Quando os legumes estiverem cozidos passe-os bem com a varinha mágica (fazendo movimentos de cima para baixo) de modo a que a sopa fique bem cremosa. Acrescente mais água se o creme estiver muito grossp e rectifique de sal. Leve a sopa novamente ao lume e deixe levantar fervura. Acrescente o feijão verde cortado e deixe cozinhar. Quando o feijão verde estiver praticamente cozido acrescente o tomate em cubos e deixe cozinhar mais 2 minutos e desligue.
Sirva a sopa quente ou fria.

Bom Apetite!