De: ratatui dos pobres (Ver receita )



Receita do - Tagine de borrego rápida, beringela frita & mistura de cominhos

Mais uma receita retirada do livro “Refeições em 15 minutos” do Jamie Oliver.
Nunca tinha comido cuscuz e, confesso, não fiquei nada fã… Não me convenceu !!
O melhor deste prato foi, definitivamente a carne, temperada com especiarias que lhe deram um sabor maravilhoso!! O maridão gostou bastante, ele gosta destas comidas exóticas 🙂
Não fiquei fã, mas como sei que há por aí muitos fãs de cuscuz e tagine, cá fica a receita.

Ingredientes:
Carne & beringela
2 beringelas pequenas
300 gr cachaço borrego
1 colh chá garam masala
azeite
alguns pés de coentros
Cuscuz
1 cháv (300gr) cuscuz
Mistura de cominhos
1 colh sopa pistácios descascados
1 colh sopa sementes sésamo
1 colh sopa cominhos em grão
Vegetais
1 boa pitada de açafrão
650 gr tomates vermelhos e amarelos maduros
1 limão confitado (usei 1/2 limão)
4 cebolos
1/2 malagueta vermelha fresca
Para servir
4 colh sopa iogurte natural magro
Preparação:
Cozinhe as beringelas inteiras no micro-ondas (800W) durante 7 min. Coloque 1 chávena de cuscuz e 2 cháv água a ferver numa tigela e tape. Corte o borrego em pedaços, espalme-os com a mão e, em seguida, tempere-o com sal, pimenta e garam masala. Coloque o borrego numa frigideira grande, adicionando 1 colh sopa azeite e virando quando estiver dourado.
Torre a mistura de cominhos em outra frigideira até ficar ligeiramente dourada e depois esmague no almofariz. Volte a pôr a frigideira vazia em lume brando.
Transfira cuidadosamente as beringelas para uma tábua de servir, corte-as na longitudinal e coloque-as na frigideira da carne, voltadas para cima, desviando o borrego. Coloque o açafrão numa tigela e cubra-o com água a ferver. Corte grosseiramente o tomate e finalmente o limão, apare e corte os cebolos e a malagueta, e coloque-os na frigideira média, adicionando 2 colh de sopa de azeite e o açafrão, juntamente com a água em que o demolhou. Aumente o lume para o máximo, deixe levantar fervura e tempere a gosto.
Mexa o cuscuz para o soltar e disponha-o numa tábua ou travessa de servir.
Vire as beringelas de forma a absorverem os sucos acumulados na frigideira e em seguida coloque-as sobre o cuscuz, e deite por cima o tomate. Coloque o borrego por cima e polvilhe com a mistura de cominhos e as folhas dos coentros. Sirva com o iogurte.