De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Tarte de Oreo com Creme de Lima e Manjericão

Para finalizar esta ementa exótica e picante, faltava a sobremesa. Não foi fácil. Optei pelo exótico, ou melhor pelo diferente, mas deixei de parte o picante.
(Ainda de tinha lembrado de fazer uma tarte de chocolate e chilli que tinha visto a Cristinne do Masterchef Australia – season 5 – a fazer, mas depressa mudei de ideias.)
Com a imaginação quase a zero – foi um desafio fazer esta ementa foi na revista “Saberes e Sabores” da Vaqueiro que descobri a sobremesa perfeita. Deliciosa, fresca, diferente e exótica q.b.
Para testarem ainda durante o verão que está quase a acabar….

Ingredientes para 6 copinhos individuais (metade da receita original):
(adaptado de €œSaberes & Sabores vaqueiro, nº 218, Outono de 2013, página 20)

Massa
125g de bolachas Oreo ou semelhantes
15g de manteiga ou margarina

Recheio
1,5 folhas de gelatina
½ lata de leite condensado
1dl de natas
3 limas
Folhas de manjericão fresco q.b.

Preparação:

Num robot de cozinha ou picadora, pique as bolachas oreo juntamente com a manteiga ou margarina até ficarem reduzidas a uma espécie de migalhas finas.
Divida então a base de bolacha por 6 copinhos ou tacinhas, pressione bem e leve ao frigorífico.
Entretanto prepare o recheio. Coloque as folhas de gelatina em água fria para demolhar.
Num copo alto (da varinha mágica) junte o leite condensado, as natas, a raspa e o sumo das limas e uma mão cheia de folhas frescas e verdinhas de manjericão. Triture bem até obter um creme de cor verde.
Esprema depois as folhas de gelatina da água fria e coloque-as numa tacinha. Leve ao micro-ondas cerca de 5 segundos até que estejam derretidas e junte-as ao preparado anterior, batendo com a varinha mágica mais uns segundos.
Divida o creme sobre a base de bolacha e leve ao frigorífico para prender durante algumas horas – ou de um dia para o outro.
Antes de servir decore com umas rodelinhas de lima e umas folhas de manjericão fresco.

Bom Apetite!