De: ratatui dos pobres (Ver receita )



Receita - Tarte Linz Áustria

Mais uma receita retirada do livro “As 100 mais famosas sobremesas do mundo”. 
Depois da tarte de St Gallen, estávamos ansiosos por provar esta. Acaba por se tornar em algo completamente diferente, bastante mais massuda, mas muito gostosa para se comer em doses mais pequenas 🙂
Pode ser feita com amêndoas ou avelãs, optámos por avelã!
Ingredientes:
Para a massa:
360 gr amêndoas raladas mas com pele (ou avelãs)
420 gr farinha
360 gr manteiga amolecida
240 gr açúcar em pó
3 gemas ovo
3 cravinhos, esmigalhados com o rolo
1 pitada de canela
raspa de 1 limão
Polpa ralada de 1 vagem de baunilha

Para o recheio e decoração:
1 hóstia grande e redonda
200 gr doce de groselhas
Além disso:
1 forma para tarte 26 cm de diâmetro
1 gema para untar
1 ou 2 colh sopa de leite 

Preparação:
Para preparar a massa, coloque as amêndoas raladas sobre a mesa de trabalho. Peneire a farinha por cima e faça no centro uma cova grande. Deite aí a manteiga em pedacinhos. Junte e misture a farinha e as amêndoas. Para tal, desfaça os ingredientes com os dedos, amassando logo de seguida a massa vigorosamente, de modo a impedir que seque. Envolva-a numa folha de alumínio e deixe-a repousar no frigorífico durante 1 hora. 
Com o rolo, tenda metade da massa, com 1 cm de espessura, sobre uma superfície polvilhada de farinha. Forre o fundo da forma com papel vegetal e, por cima, coloque a metade da massa já esticada. Coloque o aro da forma e, pressione bem a massa contra o fundo e corte as bordas que sobrarem. Corte a hóstia de forma a que, ao colocar a massa sobre ela, continue visível um anel à volta da massa com 1 cm de espessura. 
Misture a gema de ovo com o leite. Barre com este preparado a borda da massa. O aro da forma deverá permanecer limpo para que, ao ir ao forno, a massa não pegue. 
Enrole uma tira com cerca de 50 cm de comprimento para colocar como borda da tarte. Desenrole esta tira à medida que for retirando a massa da forma e pressione-a com força à volta da tarte.
Com uma espátula, espalhe o doce pelo fundo da tarte preparada mas sem tocar nas bordas. 
Para a rede, enrole sobre uma mesa polvilhada de farinha 12 tiras de massa de comprimentos diferentes. O fundo da tarte, escondido agora por debaixo de 1 cm de doce, deverá ser coberto com uma rede de tiras com 1 cm de espessura. Com um pincel, unte com o preparado de gema de ovo, tanto a rede como as bordas da tarte.
Leve a tarte ao forno previamente aquecido a 200ºC durante 10 min. Imediatamente de seguida, reduza o calor para 160º C e, ao fim de cerca de 45 min, retire a tarte do forno.