De: ratatui dos pobres (Ver receita )



Receita - Tartezinhas de framboesa – França

Mais uma retirada do livro “As 100 mais famosas sobremesas do mundo”…
Só tenho uma coisinha a dizer: Perfeitas 🙂
Ingredientes (para 10 a 12 tartes):
Para a massa quebrada:
400 gr farinha
200 gr manteiga
110 gr açúcar em pó
1 gema de ovo
1/4 colh chá sal
Para o creme:
3  dl leite
60 gr açúcar
1 pitada de sal
2 gemas de ovo
30 gr maisena
2 claras ovo
150 gr massapão
80 gr amêndoas peladas e raladas

Para o recheio:
400 gr framboesas frescas
Além disso:
Formas de tartezinhas com 10 cm de diâmetro
Papel vegetal e leguminosas secas para “a cozedura em vazio”
Açúcar em pó para polvilhar
Preparação:
Para a massa quebrada:
Peneire a farinha sobre a mesa de trabalho e faça uma cova no meio. Deite aí os bocados de manteiga, o açúcar em pó, a gema de ovo e o sal. Amasse tudo até obter uma massa homogénea. Envolva a massa em papel de alumínio e deixe-a repousar no frigorífico durante 1 a 2 horas.
Com o rolo da massa, tenda a massa fina sobre uma superfície polvilhada de farinha, forre as formas das tartezinhas, pressionando a massa contra as bordas e corte a massa que sobrar. Leve a massa a cozer. Para tal, revista-a com papel vegetal e encha-a com leguminosas secas. Leve ao forno previamente aquecido a 220º C durante 20 min. Retire as leguminosas e o papel.
Para confeccionar o creme, ferva o leite com um quarto da quantidade de açúcar indicada e com o sal. Bata as gemas com a meisena e adicione umas quantas colheres de leite quente. Continuando sempre a mexer com a vara de arames, junte a mistura ao leite a ferver, até que fiquem bem ligados. Continue a mexer e deixe que o creme ferva. Entretanto, bata as claras em castelo e, lentamente, vá adicionando o resto do açúcar. Junte as claras em castelo ao creme a ferver e, de seguida, retire-o imediatamente do lume.
Amasse o massapão com 2 a 3 colh do creme quente até ficar espesso. Pouco a pouco, vá adicionando e misturando o resto do creme, tentando evitar a formação de pequenos grumos. No fim, adicione e misture as amêndoas raladas. Deite o creme sobre as tartes e alise-o
Coloque as framboesas sobre o creme, umas ao lado das outras, e polvilhe com o açúcar em pó. Introduza as tartes no gratinador previamente aquecido. Deixe-as gratinar até que o açúcar em pó se transforme em caramelo.