De: No Conforto da Minha Cozinha... (Ver receita )



Receita - Um Big Mac Caseiro…de sabor original!


Olá amigos cozinheiros,
Cá estou eu com a mania das aventuras e das descobertas com um género de big mac para vocês. Confesso que por aqui somos muito felizes a comer fast food de vez em quando. Sabemos que faz mal mas é “fast” e sabe tão bem.
Num destes dias vi um video sobre o famoso molho do big mac e apontei as dicas. Na altura pensei que nunca iria fazer aquilo porque o dito cujo original está a um distância tão curta daqui e a um preço tão simpático. Mas é sempre bom saber…e nesse espirito lá apontei.
Passados dias li sobre o desfecho do processo que o Jamie Oliver levou a cabo contra estes hambúrguers e pensei nas notas que tinha tirado. Fiquei inspirada e disse ao Sarinho que iriamos procurar os ingredientes e fazer em casa feitos heróis. 
Vamos então à procura dos ingredientes. A primeira luta começou pela cebola em pó que não havia em lado nenhum, tudo isto porque nos meus apontamentos eu tinha que nunca na vida se podia usar cebola normal no molho que ia alterar o sabor. Ok! 
Outro filme surgiu quando não encontrávamos também os pepinos temperados que por lá chamam de relish de pepino que é uma conserva de pepinos temperada com sementes de mostarda, ervas e por aí fora. Procurámos por todo o lado mas nada. 
Vamos desistir??? Não! Vamos ao Jumbo do Forúm Almada porque lá tem tudo e vamos conseguir. E conseguimos! A cebola em pó estava na secção de temperos, que é infindável lá Só faltavam os ditos pepinos finórios.
Fomos então à secção dos pickles e nada de relish de pepino. Até que o Sarinho teve a ideia genial de começar a ler os rótulos para ver a composição das conservas. E assim encontrámos os pepinos temperados que nos faltavam de seu nome estranho em que só conseguimos ler “pepinos crujientes”. 
O resto dos ingredientes existe em qualquer lado mas sem estes dois não podemos fazer a receita porque o molho não fica igual. Palavra de Sr. Americano de um programa de Tv.
Quanto ao grau de dificuldade é muito fácil. O segredo está no molho apenas. 
Nós por cá fizemos com carne picada de porco com um bocadinho de chouriço (peço no talho) porque o Sarinho não come carne de vaca.
O sabor ficou muito parecido e o hambúrguer não ficou nada seco, que por os hambúrguers serem muito finos corríamos esse risco.
Valeu a pena a interminável busca pelos ingredientes perdidos e não gastámos nem metade deles. Portanto acho que vai haver repetição.
Sei que há muita gente que não gosta de fast food mas este é caseirinho sabemos do que é feito. Vá lá!!!
Não vos faço ler mais nada que agora olhei para cima e vi muitas letras.
Beijinhos*

Big Mac Caseiro
O que faz falta para 3:
Para o Molho
– 4 c. sopa de Maionese
– 1 c. chá de Mostarda
– 1 c. chá rasa de Cebola em pó
– 1 c. chá de Alho em pó
– 1 c. chá de Vinagre
– 1 c. sopa rasa de Paprika
– 3 c. sopa de Pepinos temperados (também conhecido como Relish de Pepino)
Para o Hambúrguer
– 300 gr. de Carne Picada 
– 3 c. sopa de Pão Ralado (usei de alho e salsa)
– Sal e Pimenta Branca q.b.
Restantes Ingredientes
– 3 Pães de Hambúguer 
– Meia Cebola pequena picadinha
– 1 cháv. chá de Alface em juliana fina
– 3 fatias de Queijo
– Pickles de Pepino em rodelas
– 1 fio de Azeite
Como Fazemos:
1. Começamos por fazer o molho. Numa taça, juntamos a maionese, a mostarda, o vinagre, a paprika, a cebola em pó, o alho em pó e misturamos bem com uma vara de arames.
2. Picamos bem os pickles temperados e juntamos ao molho. Envolvemos bem. Reservamos.
3. Passamos então à confecção dos hambúrguers. Misturamos a carne com o pão ralado e temperamos com sal e pimenta. Amassamos bem com as mãos até a carne ligar bem. Se necessário podemos juntar mais um pouco de pão ralado.
4. Formamos seis hambúrguers muito fininhos. Espalmamos  bem a carne com as mãos e cortamos com uma chávena ou copo com a dimensão semelhante ao pão de hambúrguer. 
5. Untamos um grelhador de fogão com azeite e deixamos aquecer um pouco. Grelhamos os hambúrguers de um lado e de outro.
6. Preparamos o pão. Se o pão já estiver dividido cortamos uma rodela de pão da parte inferior para obtermos três partes. Se não estiver dividido basta cortá-lo em três partes.
7. No mesmo grelhador douramos o pão.
8. Podemos montar a gosto ou seguir a ordem do big mac original. Para isso na parte inferior do pão colocamos por ordem o molho, um pouco de cebola (consoante o seu gosto), a alface, o queijo e o hambúrguer. Aconchegamos a rodela de pão por cima e espalhamos mais um pouco de molho, cebola, alface e outro hambúrguer. Finalizamos com as rodelas de pickles e o topo do pão que tem as sementes.
9. Repetimos o processo para os pães de hambúrguer.
10. Servimos de imediato com batatas fritas.