De: As receitas lá de casa (Ver receita )



Receita - Uma espécie de pota à portuguesa

Uma espécie de pota à portuguesa

Lá em casa preferimos o polvo à pota, mas na realidade a diferença de preço ainda é bastante significativa e ás vezes compro pota para ir satisfazendo alguns desejos. No fim-de-semana passado fiz uma espécie de pota à portuguesa. Ou seja uma pota com batatas doce e pickles, tudo salteado. Não sobrou nada para contar a história! Deixo-vos aqui a sugestão:

Uma espécie de pota à portuguesa

1 embalagem de tentáculos de pota (800g)
2 batatas doce médias
1 cebola grande
8 dentes de alho
½ frasco de pickles (dos pequenos)
Azeite e sal q.b.

Começar por cozer a pota em água temperada com sal até ficar macia (se quiserem agilizar este passo podem cozer a pota na panela de pressão). Retirar os tentáculos da água, cortar em pedaços pequenos e reservar.

Na mesma água cozer as batatas doce cortadas em rodelas, sem acrescentar sal. Retirar as batatas da água e reservar. Despejar a água do tacho e cobrir o fundo do tacho com azeite. Quando o azeite estiver quente adicionar a cebola picada e os dentes de alho esmagados. Manter o lume médio alto para a cebola alourar e quando isso acontecer juntar a pota e os pickles bem picados. Envolver e deixar cozinhar por 3 ou 4 minutos baixando o lume. Por fim juntar a batata e envolver. Acrescentar um fio de azeite e servir.

Bom apetite!

Uma espécie de pota à portuguesa