De: Cuecas na Cozinha - Blog de Gastronomia, Culinária e Dicas de Viagem Gourmet (Ver receita )



Receita - Vegetais Assados com Azeite de Oliva

Hoje a Espanha é líder mundial (responsável por 50% de todo o azeite produzido no mundo), cerca de 1 milhão e 400 mil toneladas de azeite/ano produzidas em 2,5 milhões de hectares de olivais (plantações de azeitonas). Quase 300 milhões de oliveiras e mais de 260 variedades diferentes de azeitonas. Com tanta variedade, vocês podem avaliar as possibilidades de sabor, aroma e textura presentes nos azeites!

Já que estamos falando em números, um dado interessante da Azeites de Espanha sobre o mercado nacional. Os brasileiros consumiram em 2015, 13 mil toneladas de azeite de oliva espanhol, um crescimento de 70% de consumo na última década.

Notícia dada, hora de falarmos sobre a receita de Vegetais Assados com Azeite de Oliva – essa é daquelas receitas fáceis, práticas e rápidas. Um receita que atenderá a todos os paladares, inclusive aos vegetarianos e veganos. Pode servir como entrada ou acompanhamento.

O segredo é usar seus vegetais favoritos, quanto mais frescos (de preferência orgânicos) e mais coloridos, mais interessante e saboroso ficará o prato. E, claro, o tempero é apenas uma boa regada com Azeites de Espanha + ervas frescas de sua preferência.

Ingredientes

Azeites de Espanha, cebolas, beterrabas, cenouras, berinjelas, milho, tomate-cereja (ou outros vegetais à sua escolha). Podem ser grandes fatiados ou então essa versão mini que eu usei para a receita.

Modo de Preparo

Lave, tire cascas, cabos, enfim, remova as partes não comestíveis e limpe cada um dos ingredientes.

Pré-aqueça o forno a 180ºC por 10 minutos.

Numa bandeja grande, espalhe os vegetais. Tempere generosamente com Azeites de Espanha, folhas de manjericão, orégano e sálvia (tudo fresco) e coloque sal. Misture bem.

Coloque a bandeja no forno e deixe assar por 30 minutos. Quando der uns 15 minutos, dê uma ligeira chacoalhada na bandeja para os vegetais virarem. Use luva de proteção para não se queimar.

Apresentação

Eu usei marmitas para dar um toque inusitado na forma de servir.

—————————————————————————-

Site: https://www.osazeitesdaespanha.com/